30 de dez. de 2023

O Desejo do Estivador para 2024

 

O que se esperar de 2024 na beira do cais. Assistimos uma revolução na beira do cais santista em 2023 para os TPAs o governo federal por seus homens de confiança na Santos Authority port apoiaram as atitudes e desrespeito laboral dos operadores portuários com as regras profissionais na beira do cais. O atual governo está agindo no porto como se fosse Tucano sem expectativas positivas, pois, só nomeou estrangeiros não dando motivos para acreditar que irão nos respeitar.

Que o porto de Santos incorpore a Convenção 137 e 152,e a Resolução 145 da Organização Internacional do Trabalho OIT e o respeito cultural, social e profissional aos estivadores. Só assim todos os cadastros (bagrinhos), terão seu direto respeitado de se tornem registro (carteira preta) do OGMO Santos no ano de 2024.

Olhando os números e as previsões da movimentação de cargas no complexo portuário santista seguem uma relação de necessidades e anseios dos Estivadores para um futuro promissor. Onde o porto viu guindaste de torre fixa ser construído na beira do cais, mas não se viu este curso, a exemplo da escavadeira hidráulica, no quadro de cursos em anos anteriores.

O vínculo por tempo indeterminado e uma realidade, há uma década, e a decisão judicial do TST deixou claro que as vagas de trabalho são de exclusividade dos trabalhadores com inscrições pertencentes aos quadros dos Ogmos. 

 Neste sentido os desejos de formação e requalificação são do Prepom DPC.

Curso de Operação de Escavadeira Hidráulica (COEH), Operação de Sugador (COSGS)

Curso Básico (CBCC) e de Aperfeiçoamento de Conferencia de Cargas (CACC)

Curso de Gestão Operacional em Terminais de Carga Geral( CGTCG),  Graneis Sólidos(CGTGS) , de Contêineres (CTOTC) e  em Terminais Roll-on/Roll-off (CGTRR)

 PDP

Programa de desenvolvimento Portuário, cursos com aval da ONU e da OIT, deixando claro aos estivadores que vincularam a expectativa de crescimento profissional dentro dos terminais, programa este considerado pela OIT ferramenta fundamental para a qualificação e desenvolvimento cultural e social do Trabalhador Portuário que já se encontrava prestando serviço nos portos.

C1.1 Operações do Terminal de Contêiner, C1.2 Operações de Carga e Descarga da Navio de Contêiner, C1.4 Operação no Pátio de Contêiner C2.2 Plano de Carga de Navio Porta-Contêiner, C2.3 Sistemas de Amarração de Contêiner, C2.4 Programa de Trabalho do Terminal de Contêiner, C3.3 Inspeção de Contêiner, C4.2 Trabalho Seguro a Bordo de Navios Porta Contêiner.

S1.1 Supervisor do Porto: Status Organizacional, S1.2 Supervisor do Porto: Tarefas e Deveres, S1.3 Supervisor do Porto: Habilidade de Supervisão, S1.4 Supervisor do Porto: Atributos Pessoais, S2.1 Supervisão da Descarga e Carga do Navio Porta Contêiner, S2.2 Supervisão da Operação de Transferência no Cais do Terminal de Contêiner e S2.3 Supervisão das Operações no Pátio de Contêiner.

 

Além das bolsas nos Cursos Superiores de Graduação, Extensão e MBA. Onde a DPC, em parceria com universidades e instituições que promovem treinamento e capacitação profissional, destinadas a membros da Comunidade Portuária, de modo a prover o mercado de trabalho de pessoal qualificado para atender à crescente demanda do setor portuário. De acordo com a Lei nº 9.394, de 20/12/1996.

Com as obras do 1° Centro Profissional Marítimo do Porto de Santos, que está sendo construído e aparelhado no cais da Mortona é o antigo nome do Cais da Marinha, onde está a  sede da Capitania dos Portos de São Paulo, entre os armazéns 27 e 29.

Fica mais perto para que neste centro seja oferecido cursos de formação e requalificação desejado pelos estivadores.

O conhecimento é amante daquele que se levanta cedo e tarde se deita, mas nunca antes de namorar o que aprendeu no último dia. Acariciando as letras entre uma página e outra ou piscando a cada clique navegando na net.

Que o futuro deste porto permita que a responsabilidade social seja o patamar de alcance para todos os sonhos deste estivador. Muita paz e amor é o meu sincero desejo a todos na beira do cais. Que 2024 seja um ano recheado de alegria e saúde com a florada de frutos educacionais plantados, sejam colhidos e que as ervas daninhas sejam exportadas para bem longe da comunidade portuária santista. Muita saúde e paz para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário