11 de jan. de 2024

Audiência dos estivadores com o Santo Padre no Vaticano.

 Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio (Buenos Aires, 17 /12/ 1936), é um sacerdote católico que serve atualmente como o 266.º bispo de Roma e soberano do Estado da Cidade do Vaticano, além de ser o primeiro papa a ser membro da Companhia de Jesus (Jesuítas), o primeiro das Américas, o primeiro do Hemisfério Sul, e o primeiro nascido ou criado fora da Europa desde o papado do século VIII do Papa Gregório III.

 Ao longo de sua vida pública, o Papa Francisco se destacou por sua humildade, preocupação com dignidade social e tem compromisso com o diálogo. E por sustentar que a Igreja deve ser mais aberta e acolhedora. Seguindo este entendimento recebeu os estivadores do IDC International Dockworkers Council demostrando a comunidade portuária mundial que não compreende como positiva a ganância que gera precarização nos portos e a falta de respeito a profissão dos estivadores pelos gestores portuários.

Ontem, quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, o IDC, através de uma delegação internacional liderada pelo Coordenador Geral do IDC, Dennis A. Daggett, e o coordenador do trabalho da IDC, Jordi Aragunde, participaram de uma Audiência com o Santo Padre.

Seguindo a sábia abordagem do Papa Francisco sobre o direito à habitação, ao trabalho e à terra, o IDC comprometeu-se a trabalhar na mesma linha.

Criando um grupo de trabalho conjunto com a Conferência Episcopal para apoiar comunidades e trabalhadores portuários.

Foi alcançado um compromisso para a criação de uma rede entre a IDC e as Universidades Pontifícias para a formação sindical e laboral dos trabalhadores.

Antes do encontro com o Papa Francisco, o IDC reuniu-se com o seu gabinete assessor, liderado pela Dra. Emilce Cuda e Padre Baggio, para cooperar conjuntamente pela paz através das comunidades.

Fruto dessa reunião, saiu uma proposta de colaboração com o grupo de trabalho tripartido com a OIT, com vista à ratificação e aplicação dos tratados laborais internacionais, peça-chave para o desenvolvimento da atividade sindical e para a realização de progressos para os trabalhadores portuários.

Nos próximos meses continuaremos as reuniões como planejado.

Foi um encontro magnífico, uma experiência única que culminou com a entrega a Sua Santidade de um quadro de Benito Quinquela Martín, símbolo já da nossa organização.

Vale destacar a grande emoção do Papa Francisco ao receber o presente, pelas suas origens argentinas.

Os estivadores estão emocionados e orgulhosos, pois, acreditam que estas conversas podem gerar frutos positivos para todos os portos no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário