22 de fev. de 2018

A Multa dos navios RORO

A Comissão Europeia propõe multas à CSAV e a três outras companhias de navegação por integrar o cartel de veículos de transporte marítimo .



A Comissão Europeia multou quatro empresas de transporte marítimo de veículos no valor de 395 milhões de euros, entre eles o CSAV chilena, por participar de um cartel para o transporte de veículos por mar. Os gerentes de vendas dessas empresas "coordenaram os preços, distribuíram a clientela e trocaram informações comercialmente sensíveis sobre os elementos do preço", afirmou a CE em comunicado.

 Este cartel, em operação entre 2006 e 2012, centrou-se no transporte marítimo intercontinental de veículos novos, caminhões novos e outros veículos de grande porte, como tratores ou colhedores, acrescentou a agência. 
A Comissão multou a CSVA em 8,63 milhões de dólares, 
207,3 milhões de euros para a Sueca WWL-EUKOR, 
141,8 milhões de euros para a NYK do Japão 
 39,1 milhões de euros para a linha K. 
Embora também faça parte do cartel, o MOL japonesa evitou uma multa de 203 milhões de euros por delatar  a existência desses acordos, disse a Comissão.
 "O CSAV forneceu a máxima colaboração com as investigações"
 Depois de ouvir a decisão do regulador europeu, a CSAV disse que "no âmbito da investigação internacional devido à colusão no transporte de veículos, que desde setembro de 2012 foi realizada nos Estados Unidos (EE ),o Chile, a Europa e outras jurisdições, a Comissão Européia decidiu sancionar quatro empresas internacionais de transporte marítimo, entre elas a Companhia Sud Americana de Vapores (CSAV), por ter se envolvido em práticas que violavam as regras de sua lei antitruste entre outubro de 2006 e setembro de 2012 ". 
A este respeito, foi indicado que "graças à colaboração fornecida pela CSAV desde o início da investigação e sua participação limitada nas práticas acima mencionadas, a sanção imposta à Companhia, com base em um acordo alcançado com a referida Comissão, envolverá o desembolso de aproximadamente 7 milhões de euros, correspondendo a 1,8% do total das multas pagas pelo regulador europeu (395 milhões). 
A referida sanção não afetará os resultados da Companhia, uma vez que já foi considerado na provisão feita para esses fins nas demonstrações financeiras do primeiro trimestre de 2013 e que foram informadas ao mercado em maio desse mesmo ano ". 
Da mesma forma, a companhia de navegação afirmou que "rejeita categoricamente as práticas que violam a legislação atual em qualquer das jurisdições em que ela opera e possui protocolos rígidos para garantir a conformidade. 
Portanto, quando em setembro de 2012, através dos requisitos de informação dos EUA e o Canadá, a CSAV advertiu sobre a possível existência dessas práticas dentro dela, a Companhia,  por seu conselho de administração, procedeu a fornecer a máxima colaboração com pesquisa em desenvolvimento nas diferentes jurisdições onde seus serviços operavam. Do mesmo modo, foram adotadas medidas rápidas e efetivas para cessar qualquer participação nas condutas investigadas ". 
"Como resultado do exposto, a CSAV intensificou as medidas para garantir o cumprimento das regras de defesa da livre concorrência.
 Os processos de controle interno e treinamento de forças comerciais, operacionais e de gestão em todo o mundo foram reforçados. Além disso, foram estabelecidas as funções do "Compliance Officer", cujo trabalho inclui assegurar o desenvolvimento da atividade da empresa com uma estrita adesão às regras da livre concorrência que regem a indústria mundial do transporte marítimo ", conclui a declaração CSAV. 

https://portalportuario.cl/comision-europea-multa-csav-otras-tres-navieras-integrar-cartel-transporte-maritimo-vehiculos/?platform=hootsuite

Nenhum comentário:

Postar um comentário