26 de abr. de 2015

A Arvore do Porto de Santos

Movimentação do Porto bate recorde no 1° trimestre
O Porto de Santos registrou uma movimentação recorde de cargas no primeiro trimestre do ano, com a operação de 26.361.263 tons, 4,9% a mais do que no mesmo período do ano passado 25.140.334 tons. O destaque ficou com as importações, que somaram 8.190.718 tons, uma alta de 7,2% sobre o contabilizado entre janeiro e março de 2014. As exportações registraram 18.170.545 tons, crescimento de 3,8%.Foram 335.424 TEU  em março e 898.259 TEU na soma dos três primeiros meses do ano. Em tonelagem, o aumento dessas mercadorias foi ainda maior, chegando a 26,5% no mês passado e 18,1% no acumulado. 
O Porto, tem propiciado “excelentes” índices de produtividade e o aumento na movimentação de contêineres.
Guarujá quer impostos dos terminais portuários que operam em seu município
Uma receita tributária anual de cerca de R$ 30 milhões pode ser transferida da Prefeitura de Santos para a de Guarujá. A questão será debatida, durante reunião da diretoria-executiva da Companhia Docas do Estado de São Paulo Codesp.O complexo portuário santista conta com 65 berços de atracação. Destes, 10 estão localizados em Guarujá, entre eles os quatro do Tecon, administrado pela Santos Brasil. A instalação é responsável por 33,9% de toda a movimentação de container.Guaruja deseja, a receita gerada pelas empresas instaladas na cidade é recolhida pela Prefeitura de Santos , que são o Imposto Sobre Serviços ISS e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ICMS.
O montante gera em torno  de R$ 30 milhões que deveriam ir para Guarujá. 

 A previsão é de que o assunto seja definido entre 90 e 120 dias. Rumo Logística projeta crescimento de 243%, até 2025

Meta é transportar 20 milhões de toneladas de açúcar para exportação pelos portos de Santos e Paranaguá (PR)
A Rumo Logística, do Grupo Cosan, tem como meta transportar 20 milhões de toneladas de açúcar para exportação pelos portos de Santos e Paranaguá até 2025, 243% mais que as 6,4 milhões de toneladas do ano passado.
Além disso, a Rumo, cuja fusão com a ALL foi aprovada no mês passado, planeja elevar seu marketshare nesses portos, por onde é escoada a maior parte do açúcar produzido no País. Em Santos, a previsão é que de que a participação passe de 19% em 2014 3 milhões de tons para 58% em 2025 15 milhões de tons.
 Quanto aos grãos, o plano de investimentos da Rumo Logística prevê que o transporte pelos terminais de Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande vá de 22 milhões para 39 milhões de tons até 2025. Somente no cais santista, a companhia espera que o marketshare passe de 42% para 58%. 
Braço logístico do grupo sucroalcooleiro Cosan, a Rumo opera os dois terminais de exportação de granéis vegetais que o conglomerado possui no Porto de Santos.
 Eles funcionam nos armazéns do cais16, 17, 18 e 19 e nos externos IV, V, IX, X, XIV, XV,XIX,XXeXIII, que podem guardar até 580 mil tons.

 Uma coisa e certa o Porto bate recorde atrás de recorde .
Investimentos atrás de investimentos são apresentados 
.As prefeituras disputam os impostos .
Mas a população ligada diretamente ao Porto sente a perversidade da redução de custo .Redução salarial maquiada em novas nomenclaturas para as já tradicionais e antigas funções sentida e mostrada na importância da massa salarial do setor na economia da região.


Mas voltando a única certeza  e que o padrão de vida esta cada vez mais alto na cidade que esta de costa para o porto mas de olho nos seus frutos.

Fonte Porto Mar/Atribuna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário