23 de mai. de 2017

Senadora Retira Projeto de Tercerização Portuaria

Ação conjunta da FNP, FNE e FECCOVIB consegue retirar PL que prejudica trabalhadores dos portos.

Os presidentes das três federações que representam os trabalhadores dos portos, Eduardo Guterra (FNP), Wilton Ferreira (FNE) e Mário Teixeira (Feccovib)  foram recebidos no gabinete da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) nesta terça-feira (23). Além dos presidentes também participou da reunião o secretário de Finanças da FNP, José Renato e o representante da Intersindical do Espírito Santo, José Adilson.
Os dirigentes cobraram da senadora a retirada do projeto de lei (PLS 150/2017) que permitiria ao operador portuário contratar mão de obra sob o regime de trabalho temporário, o que afronta a lei Portuária 12.815/2013 e prejudica a relação de trabalho nos portos.
Eles mostraram à parlamentar o quão nocivo é este projeto, no final a senadora atendeu o pleito dos trabalhadores pedindo a retirada do projeto conforme o  requerimento .

A lei portuária proíbe a contratação de trabalhadores temporários.
Isso porque, nos portos além dos trabalhadores diretos, contratados pelos operadores portuários, atuam também, os trabalhadores avulsos que são aqueles sem vinculo empregatício. O avulso pode trabalhar para várias empresas, entretanto, é preciso está registrado no Órgão de Gestor de Mão de Obra.
Para os presidentes da Unidade Portuária Nacional, a retirada do projeto é uma verdadeira conquista. Eles também reiteram a necessidade de ficarmos mobilizados contra a reforma da Previdência, da CLT, Terceirização e Privatização.
Fonte: Comunicação FNP

7 comentários:

  1. Parabéns à todos que se empenharam em prol da categoria portuária avulsa,a luta é constante e infelizmente para sobreviver nessa selva devemos matar um Leão por dia.
    Att: Cristiano Santos Estivador 074 Rio Grande RS

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizar os Presidentes das três federações de TPA's, assim como ao Presidente José Adilson - Sindestiva/ES, pela rápida mobilização e empenho em estancar esse mal na sua origem!
    Parabéns!
    Todos nós TPA's, assim como as nossas famílias, agradecemos pela força!

    Também parabenizar ao Mestre Simão pelo apoio na divulgação das ações nas quais as bases estavam se articulando e na publicação do brilhante resultado atingido!

    Silvio Menezes,
    Estivador.
    Rio Grande - RS.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos que se empenharam para que tal PL não fosse adiante,temos que ter união em um momento sombrio no qual o empresário quer destruir as conquistas de quem realmente fez com que o Brasil viesse a ser um dos maiores movimentadores de carga do mundo.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto houver ESTIVA, não adianta querer jogos de interesses pessoais.
    Parabéns à tds que se empenharam!

    ResponderExcluir
  6. Enquanto houver ESTIVA, não adianta querer jogos de interesses pessoais.
    Parabéns à tds que se empenharam!

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS À FAMÍLIA PORTUÁRIA. TEMOS QUE PERMANECER VIGILANTES. A FENOP SÓ COMEÇOU A GUERRA. CERTAMENTE TENTARÃO COM OUTRO PARLAMENTAR INSIGNIFICANTE. A MOBILIZAÇÃO NUNCA ACABA.
    BRUNO GUERRA - SÃO SEBASTIÃO-SP

    ResponderExcluir