25 de nov. de 2017

Os Conteineres Perdidos

Conteineres perdidos e patos de borracha ao mar: dentro do mundo curioso do transporte de contêineres
Através das vastas extensões de água que compõem mais de dois terços do planeta, cerca de 50 mil embarcações  estão em  movimento, entregando a carga que faz grande parte do nosso mundo.
Em vez de cruzadores cruéis, os gigantes do frete transportam milhões de contêineres de centenas de milhares de quilômetros por dia - alguns navios podem transportar 20 mil ao mesmo tempo - enquanto 33 milhões existem no total.
Então, talvez não seja nenhuma surpresa que nem todos conseguem chegar o seu destino com segurança.
Conforme revelado no Blue Planet II esta semana, pensa-se que cerca de quatro por dia estão perdidos nas ondas, no entanto, outras estimativas da indústria colocam isso muito mais alto em 10.000 por ano - isso seria cerca de 27 por dia.

O que aconteceu com eles?
Embora possa levar até dois meses para alguns contêineres de 20 pés (um tamanho padrão) para desaparecer debaixo das ondas. Um conteiner reffer pode ser impulsionado por seu isolamento e ficar a deriva nos mares por mais tempo.
Em 2006, milhares de sacos de batatas fritas Doritos foram lavadas nas praias de Outer Banks, na Carolina do Norte, depois de um conteiner  mergulhar no Atlântico.

Todos os dias, centenas de peças LEGO lavam as Areias de Perran em Cornwall e outras praias próximas, depois que um navio conteineiro  que transportava os brinquedos foi atingido por uma enorme onda em 1997, enviando toneladas de carga ao mar.
O incidente mais famoso, foram os patos de borracha, mais conhecidos como os flutuadores amigáveis.

Cerca de 29 mil patos amarelos de plástico, castores vermelhos, tartarugas azuis e rãs verdes foram lavados no Pacífico em 1992, os pequenos brinquedos começaram a aparecer nas praias do mundo, da costa oeste da América, da América do Sul, da Austrália, e até 2007, a Europa ...
As viagens dos patos foram usadas pelo oceangrapher Curtis Ebbesmeyer para mapear as correntes globais de nossos oceanos, embora já estivessem trabalhando em um modelo, rastreando 61 mil tenis da Nike perdidos ao mar em 1990.
Por um lado, os conteineres de  baixa flutuação criam um obstáculo perigoso para outros navios, mas esse conteiner deve transportar produtos químicos ou poluentes perigosos, e pode afetar o ecossistema do oceano
.
Como eles circulam?
Um experimento da BBC em 2008 que rastreou um único conteiner por nove meses mostrou o alcance do transporte comercial, com a BBC Box começando em Southampton e visitando Los Angeles, Yokohama, Brasil e Hong Kong, entre outros destinos. No seu tempo, carregava carga, incluindo whisky, catfood, tinta e glutamato monossódico.

A Maersk, a maior empresa de transporte marítimo do mundo, diz que sua maior perda anual de contêineres foi de 59. O The Through Transport Club, que garante e arrisca gerenciar as principais empresas de frete, estima que menos de 2.000 contêineres são perdidos por ano.

Em 2011, o World Shipping Council explicou que, mesmo com o carregamento adequado e seguro, "uma série de fatores que vão do clima severo e mares difíceis a eventos mais catastróficos e raros, como aterramento ou colisão do navio, podem resultar na perda de recipientes ao mar". Ele disse que durante uma "perda catastrófica" mais de 50 contêineres podem ser perdidos em um único incidente.
Estimou que, sem incluir esses eventos, cerca de 350 contêineres são perdidos a cada ano, e com os eventos maiores, 675.
Em 2002, um navio de carga  o MV Tricolor estava se movendo através do Canal da Mancha para Southampton com uma carga de cerca de 3.000 BMWs, Volvos e Saabs, quando colidiu com outro navio contêiner. Até 2.862 carros e 77  conteineres que trasportavam peças de trator e guindaste foram perdidos.

Qual é o maior navio contêiner do mundo?

Esse seria o OOCL Hong Kong, construído este ano pela Orient Overseas Container Line e capaz de armazenar 21.413 contêineres de 20 pés. Com mais de 1.300 pés de comprimento e quase 200 de largura, é basicamente quatro campos de futebol .

Quais são as linhas de transporte mais movimentadas do mundo?

Acredite ou não, o Estreito de Dover, a diferença entre o Reino Unido e a França, é a via marítima internacional mais movimentada do mundo, usada por mais de 400 embarcações comerciais por dia.
O Estreito de Malacca, entre a Malásia e a ilha indonésia de Sumatra, é outra área de mar incrivelmente movimentada, as suas águas com cerca de 34 naufrágios que remontam à década de 1880.

http://www.telegraph.co.uk/travel/travel-truths/lost-container-ships-bizarre-world-of-global-shipping/

Nenhum comentário:

Postar um comentário