Após seis meses de preparação, a Autoridade Portuária de Hamburgo (HPA), a empresa alemã de telecomunicações Deutsche Telekom e a empresa de comunicação e tecnologia Nokia lançaram um banco de provas que se estende por cerca de 8 mil hectares de área portuária.
O projeto instalou uma estação base, um hub central que permite a conexão a uma rede, na torre de televisão de 150 metros de altura de Hamburgo.
O banco de provas de Port of Hamburg foi configurado para testar aplicações 5G em um ambiente industrial.
O 5G combina redes terrestres e móveis para suportar uma ampla gama de casos de uso que possuem diferentes requisitos de velocidade, latência, segurança e capacidade.
Vai desempenhar um papel importante nos novos cenários de aplicativos criados pela Internet (IoT) e Indústria 4.0, mas as redes de telecomunicações para aplicações portuárias devem ser ultra confiáveis e altamente seguras, além de suportar casos de múltiplo uso.
Jens Meier, CEO da HPA, disse: "5G oferece um nível de segurança, confiabilidade e velocidade que as redes móveis atuais não conseguem combinar. Ele fornece ao HPA um conjunto totalmente novo de opções de aplicativos.
"O banco de provas nos permite estudar a futura tecnologia e co-formar o padrão, o que não só beneficiará o porto, mas a cidade inteira de Hamburgo".
As necessidades de aplicação do Porto de Hamburgo são diversas e os requisitos em redes são particularmente elevados, pois eles coordenam aplicativos como semáforos portuários e na coleta e processamento de dados ambientais em tempo real.
A rede de avaliação de 5G de Hamburgo se divide em redes virtuais - as chamadas fatias de rede - personalizadas para atender às necessidades específicas das aplicações do porto, pois cada fatia oferece maior flexibilidade de rede e suporta os numerosos e variados casos de uso .
O Porto de Hamburgo será o primeiro local na Alemanha a testar uma rede em condições industriais da vida real e fará parte do projeto de pesquisa de dois anos 5G MoNArch.
Isso visa colocar em prática a arquitetura de rede móvel 5G, implantando cortes de rede 5G em ambientes de teste da vida real para ajudar a analisar e melhorar os conceitos existentes.
Enquanto o teste em Hamburgo é usado principalmente para testar a integração do 5G nos sistemas de gerenciamento de tráfego e infra-estrutura, o segundo teste do projeto em Turim concentra-se em aplicações multimídia.Como um projeto de Fase II da Parceria Público-Privada de Infraestrutura 5G (5G-PPP), o 5G MoNArch é co-financiado pelo Horizonte 2020, o Programa-Quadro de Pesquisa e Inovação da União Européia.
Peter Merz, chefe de soluções de rede móvel de ponta-a-ponta do Nokia Bell Labs, declarou: "O programa de teste 5G no porto de Hamburgo abre a porta para um novo mundo de aplicativos de negócios que têm o potencial de mudar muitos setores.
"O objetivo é acelerar consideravelmente os processos industriais e torná-los mais flexíveis.
"Vamos testar tudo em Hamburgo em condições reais pela primeira vez. A importância do projeto simplesmente não pode ser exagerada ".
https://www.porttechnology.org/news/port_of_hamburg_becomes_5g_testing_ground

Nenhum comentário:
Postar um comentário