16 de abr. de 2018

As Mancadas da ICTSI

Líderes sindicais globais convergem para condenar ICTSI
Sindicatos dos estivadores  assinaram  medida condenatória contra o  OPERADOR PORTUÁRIO MULTINACIONAL CONTAINER INTERNACIONAL TERMINAL SERVICES, INC. (ICTSI), por continuar a reduzir as normas portuárias globais . 

Vários sindicatos internacionais e o secretário geral da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), Steve Cotton, estão em Melbourne esta semana para celebrar o 20º aniversário da infame disputa de Patrick Stevedores, onde os estivadores foram trancados na beira no cais no que mais tarde foi determinado ser um ato ilegal.

Steve Cotton disse hoje: “Vinte anos depois da disputa icônica com Patrick, onde centenas de trabalhadores ficaram trancados fora de seu local de trabalho por semanas a fio, parece que a ICTSI não aprendeu nada.

“O direito dos trabalhadores de se unirem a um sindicato e coletivamente barganhar era confirmado e o mesmo se aplica agora.
“Vinte anos atrás, aprendemos que a solidariedade global entre trabalhadores e seus sindicatos pode fazer a diferença com Patrick Stevedores eventualmente forçado a reabrir seus portões e permitir que os trabalhadores voltem ao trabalho.

“No entanto, a ICTSI continua a intimidar sua força de trabalho e a remover todo o benefício que foi construído ao longo de dezenas de anos de negociação coletiva por parte do sindicalizado.

“A ITF documentou um padrão de violações de direitos trabalhistas de toda a rede global da ICTSI. Os trabalhadores  estivadores saqueados ilegalmente em Madagascar, recebendo salários de pobreza em Makassar, discriminando os membros do sindicato em Melbourne, um trabalhador fatalmente esmagado em Jacarta.

“Os sindicatos na África do Sul se opuseram publicamente à entrada da ICTSI na África, o mercado portuário que mais cresce no mundo. Os sindicatos protestaram hoje em Melbourne, com a ITF conclamando a ICTSI a acabar com a exploração de sua força de trabalho, visando os sindicalistas e prejudicando seus direitos nas operações globais da empresa.


“A ITF, junto com os sindicatos de todo o mundo, em todas as partes da cadeia de fornecimento global da ICTSI, continuará a fazer campanha até que a ICTSI pare de minar os salários e as condições de segurança de sua força de trabalho.

“A disputa de Patrick nos mostrou o poder da solidariedade global. Se os sindicatos em todo o mundo - incluindo os dos Estados Unidos, Europa e Nova Zelândia - não tivessem ficado lado a lado com seus irmãos e irmãs australianos, poderíamos ter visto um resultado diferente.

“Aprendemos essa lição. A ITF, a recém-unificado sindicato de Mineração e Energia Marítima para Construção Civil, e nossas afiliadas globais são solidárias. Nós abordaremos qualquer operadora que tivermos que resolver, rastrear qualquer empresa de transporte que tenhamos que rastrear de qualquer porto, para pressionar a ICTSI a respeitar os direitos de luta dura dos trabalhadores.

“A ITF está comprometida em trabalhar com operadores portuários que fornecem bons empregos, têm boas práticas de relações sociais em seus portos e priorizam o crescimento de seus negócios através do desenvolvimento de relações funcionais de longo prazo com os sindicatos como seus parceiros sociais.”
https://www.justicefordockworkers.org/media/2018/4/13/global-union-leaders-converge-to-condemn-ictsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário