18 de abr. de 2018

Os registros do porto de Antuérpia


O porto de Antuérpia registou um volume de negócios recorde no primeiro trimestre. O transbordo de contêineres também alcançou um recorde. "A necessidade de expansão da capacidade é mais urgente do que nunca", diz o capitão do porto de Antuérpia, Jacques Vandermeiren.

O porto de Antuerpia tem um excelente primeiro trimestre . O rendimento subiu em 7,1 % para 58,3 milhões de toneladas em comparação com o mesmo período do ano passado. O maior produto por trás desse crescimento são os contêineres.
A tonelagem de mercadorias que passam pelo porto em contêineres aumentou 9,5%, para 32,5 milhões de toneladas. Isso é mais do que a metade do transbordo total. Em número que corresponde a 2,7 milhões (20 pés) de contêineres (teu), um aumento de 10,7%. Em março, um novo recorde foi estabelecido com um rendimento de 980.000 teu.

A chegada e partida de e para os destinos europeus cresceu 14,5 %. Antuérpia conseguiu recuperar parte de sua “carga de transbordo” - carga que é imediatamente transferida para outra embarcação marítima no porto. No ano passado, parte dela havia se mudado para outros portos porque Antuérpia estava lutando contra a escassez de estivadores. Esse problema foi resolvido agora.

Os tráfegos de e para a América do Norte aumentou 14,7%, mas isso se deve principalmente ao fraco resultado do ano passado. O crescimento na Ásia foi de 7%.

Segundo o CEO Jacques Vandermeiren, do porto de Antuérpia, o crescimento mostra que a Antuérpia atingirá seu limite de capacidade operacional muito mais rapidamente do que se pensava inicialmente no transbordo de contêineres. Uma expansão da capacidade de transbordo existente para conteineres é, portanto, mais rápida do que o esperado.
O governo flamengo está atualmente trabalhando em um plano para aumentar a capacidade de contêineres no porto de Antuérpia - que no ano passado movimentou 10 milhões de contêineres - em aproximadamente 7 milhões de contêineres. Existem nove alternativas na tabela. Estes vão desde a construção de um novo Saeftinghedok - com ou sem a manutenção do Doel - na expansão dos terminais de contêineres existentes nas margens esquerda e direita até a recuperação de uma ilha artificial no Escalda.

A última proposta da Ministra da Mobilidade ben Weyts (N-VA) - que combina um 1,5 km longo Saeftinghedok com terminais de carga de um lado com a expansão dos terminais de contentores existentes no Deurganckdok e Antuérpia Margem Direita -.

O governo flamengo anunciará um projeto preferido e viavel em maio. Depois do verão, ela finalmente tomará uma decisão. O início das obras está previsto para 2020. A primeira capacidade de contêineres é esperada até 2023.

Brexit
O transbordo de granéis líquidos (petróleo, derivados, produtos químicos) em Antuérpia aumentou em 4,6 milhões para 18,5 milhões de toneladas. Isso tem tudo a ver com a expansão substancial da capacidade de armazenamento de tanques no porto nos últimos anos.

O impacto do brexit nos volumes de e para a Grã-Bretanha permaneceu limitado. O primeiro trimestre até terminou com um crescimento de 4%. Talvez a libra mais fraca seja a explicação para o aumento da oferta para Antuérpia. O Reino Unido é o terceiro parceiro comercial mais importante do porto.

https://www.tijd.be/ondernemen/logistiek/antwerpen-boekt-recordoverslag/10002508.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário