União dos portuários de Makassar para a ICTSI: “esta oferta simplesmente não é boa o suficiente”
TRABALHADORES DO TERMINAL DE MAKASSAR DA ICTSI NA INDONÉSIA ESTÃO FIRMEMENTE na luta contra o desrespeito social da empresa e sua CAMPANHA CONTÍNUA Por UM SALÁRIO Justo E DIGNO.
O sindicato dos trabalhadores, o Serviço de Terminal Serikat Pekerja Makassar (SPMTS), rejeitou na semana passada uma oferta apresentada pela subsidiária local da ICTSI, Makassar Terminal Services (MTS).
Líder do SPMTS, Edyal disse: “Esta oferta simplesmente não é suficiente. O custo de vida em Makassar cresce a cada ano. Nossa produtividade aumenta, mas nossos salários permanecem estáveis ”.
Os trabalhadores estão atualmente negociando um acordo coletivo com a MTS exigindo um retorno ao salário mínimo da cidade de Makassar e uma estrutura salarial e escala que melhorem as condições dos trabalhadores, elevando sua renda para mais perto de um salário digno.
Até 2015, os trabalhadores da MTS recebiam o salário mínimo da cidade de Makassar e subsídios adicionais. Após a chegada da ICTSI, os salários-base dos trabalhadores foram reduzidos para abaixo do mínimo legal, com a empresa contando com subsídios e horas extras para atender aos requisitos legais mínimos estipulados pela lei trabalhista da Indonésia.
Como a ITF informou em outubro de 2017, esses cortes pela ICTSI levaram os salários dos trabalhadores abaixo de um salário digno, com muitos incapazes de atender às despesas essenciais básicas. Isso criou uma situação em que os trabalhadores são forçados a aceitar horas extras longas e inseguras para conseguir um salário digno, com alguns trabalhadores relatando trabalhar 70 horas extras por semana, além de suas horas-base. A oferta pela administração do MTS na semana passada mal cobre esses cortes sofridos pelos trabalhadores em 2015.
A ITF calculou que a diferença entre as demandas do sindicato e a oferta colocada na mesa pela administração da MTS é inferior a US $ 30 por mês para cada um dos trabalhadores.
Considerando que, em 2017, a ICTSI gerou US $ 3 milhões em receita das operações da MTS, a reivindicação dos trabalhadores representa apenas 1% do lucro gerado pela gigante do terminal multinacional a partir de apenas seu terminal de Makassar.
A ITF está pedindo à MTS que continue negociando de boa fé e que satisfaça as modestas demandas do sindicato, em sua contínua busca por um salário decente e digno.
https://www.justicefordockworkers.org/news/2018/4/17/makassar-dockers-union-to-ictsi-this-offer-is-simply-not-good-enough
Nenhum comentário:
Postar um comentário