14 de mai. de 2018

Braços cruzados no porto de Itaqui

G5 Logística que opera no Itaqui aplica golpe em trabalhadores e operações no Porto estão paralisadas.

O Porto do Itaqui está parado desde o último sábado(12) e sem previsão de retorno de suas atividades. Os trabalhadores portuários cruzaram os braços após uma quebra de acordo entre a empresa G5 Logística e o Sindicato dos Arrumadores.

Eles acusam a empresa de suprimir direitos da categoria e quebrar vários pontos do acordo. Os trabalhadores exigem que a operadora cumpra o que foi acordado e registrado em reunião, caso contrário não irão retomar as atividades. Com a paralização, nada entra ou sai do Porto, e as empresas e o Estado só acumulam prejuízos.

A operadora G5 Logística, que hoje manda e desmanda no Porto, é subordinada da gigante Suzano Celulose, que controla praticamente toda a operação portuária no Itaqui e com o apoio da EMAP.

Escândalos
A G5 Logística é velha conhecida da Justiça Trabalhista e acumula processos. Ela também é campeã em acidente no trabalho no porto do Itaqui.
A Operadora parece não temer a justiça e continua a fazer o que quer. Mesmo com um acordo realizado em reunião com o Sindicato, registrado em ata, a G5 retirou dos trabalhadores o direito a ticket alimentação, o vale transporte, plano de saúde e não quer negociar.
As irregularidades e abusos realizados pela G5 Logística são tantos que a empresa quase perdeu o certificado de operador portuário durante uma fiscalização da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

A G5 Logística atropela e descumpre acordos para forçar uma contratação com mão de obra barata com o intuito de faturar cada vez mais.

O Sindicato dos Arrumadores garantem que não vão ceder as pressões e garantem que enquanto a Operadora não sentar à mesa de negociação e cumprir o que foi acordado, os trabalhadores continuaram com a paralisação pelo tempo quer for necessário.

Em 3 de julho de 2016 este espaço já tornou publico a comunidade portuária o procedimento desta empresa  com a postagem A luta dos Estivadores de ITaqui
, o interessante  e que por se tratar do  único estado do Brasil que tem um governador de esquerda que deve ter por ideologia  responsabilidade social com seu povo .

O que esta por trás de tal procedimento empresarial ,já não e nenhuma novidade ,  o que de fato espanta e a continuidade destes Trabalhos  sem nenhum pedágio .
https://luiscardoso.com.br/politica/2018/05/g5-logistica-que-opera-no-itaqui-aplica-golpe-em-trabalhadores-e-operacoes-no-porto-estao-paralisadas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário