E uma frase de efeito ou uma constatação de como se senti o estivador num terminal de conteiner no porto de Santos .Mas como explicar e tornar entendido este paradigma .
Os estivadores pagam um custo pelo seu empreendimento cultural ao olhar do gestor: os salários e os encargos trabalhistas deste prestador de serviço e inaceitável.
Desnecessário enfatizar que, se levarmos em conta os grandes portos da Europa e EUA estes gestores que hoje coordenam as operações nestes terminais não ocupariam estes cargos ,então não haveria este conflito dentro da empresa portuária, mais por que existe este choque na beira do cais .
Para alguns pensadores práticos este entendimento inicia-se com os primeiros professores da área de gestão portuária que também eram funcionários de escritório de operadores portuários .
E juntamente com isso veio um grande investimento na mídia ,com a campanha da desqualificação da mão de obra portuária e da automação que nunca existiram a não ser ,nos alicerces destes pensadores teóricos.
Se não houvesse lucro, nenhum novo emprego vinculado abaixo da media salarial de um avulso seria criado.
O que possibilita o surgimento de um procedimento operacional defino pelo coordenador que gera conflito na beira do cais .
Ao ver isso se tem o entendimento de onde se inicio esta falta de responsabilidade social , nos corredores e salas dos funcionários públicos, grupo que neste momento , que mais falta a nação brasileira .O judiciário que deu sem nenhuma obrigação social ao gestor do terminal de conteiner o poder divino , com a alegação de que se trata de terminal automatizado .Portanto, estas decisões são a aberração do que permite o surgimento do jeitinho brasileiro, % de trabalhadores na forma avulsa e vinculada .
De acordo com esta declaração o judiciário tornou o ambiente portuário numa terra de incerteza, voltando ao tempo das relações laborais de 1877* .
Um estivador tem por natureza, estar sempre estimando quais serão os navios que vão atracar em seu porto e qual a quantidade de bens que serão por ele movimentado.
Ao estimar os preços futuros, desta determinação judicial ,ele irá analisar os prejuízos financeiros acarretados . Caso ele avalie ir a um tribunal para rever suas perdas ,que preço , pagara a comunidade portuária e o magistrado responsável pelos fatores da baixa relação social imposta por sua decisão . Caso exista tal lei que garantisse o ressarcimento do estivador , qual seria na sua estimação de valores.
Retornado ,a definição de onde e como vem determinada este procedimento operacional no terminal de conteiner .
Vem do coordenador que de sua sala enfrente as telas de computador que tudo vê e sabe .
Em cada período o pior terno ao avulso ,de menor numero de movimentos ,de maioria composto de conteineres vazios ou de navios que ja não se encontram atracados .
O fato de que este funcionário não tem estima pela mão de obra avulsa .Uma por não fazerem parte deste sistema,possuir cadastro ou registro em Ogmo, e outra por serem gestores especialistas em redução de custo.
Deixando a palavra com os estivadores .
"Po se demora 40 dias pra chegar aqui , ai o cara fala pode ir embora,
ai talho , como "
"isso e uma vergonha se tem que se humilhar para ter uma informação ,
ninguém fala nada "
"Olha o terno do vinculado , não falta carreta e so de twin , vir aqui e so para se aborrecer , se briga pra trabalhar "
"O menino chego pra mim e disse ta dispensado , oi meu filho nos vamos para aquele terno , oi o coordenador mando e eu somente sigo ordens ,
tivemos que bater o pé .
Ai o todo poderoso voltou atras e deixou nos continuarmos a trabalhar "
" Olha tu leva canseira na aulinha , chega ao navio , não tem uma copia do plano de operação , não tem radio o operador de porteiner berrando pra dizer onde vai o conteiner pra por a castanha ."
"O que tu espera a castanha e inteligente o terminal e automatizado o patrão diz no jornal que aplica a 137 ,145 e a 152 da OIT ,nesse esquema espera sentado o plano de carga e o radinho "
Ha exageros nas afirmações acima ou são simples relatos da realidade de um terminal de conteiner no porto de Santos .
Muitos vão dizer que são mundos de diferentes gerações com dogmas opostos ,mais quais serão os preços futuros desta maneira mais acurada que este terminal impõe ao seu prestador de serviço .
Uma coisa e certa o coordenador não tem todo este poder ele como os demais funcionários seguem ordens estipuladas pelos homens e mulheres de confiança dos acionistas .
Consequentemente, como compreender e estimar esta relação e qual sera seu custo real a sociedade onde esta instalado este empreendimento portuário.
* greve de 1877 no porto de Santos, com os carregadores de café paralisando seus serviços , registrando-se esta como a primeira mobilização social do porto.Nessa greve, ocorrem conflitos bastante violentos: de São Paulo são enviados praças para conter o movimento, "que não só trabalhavam como se opunham a que seus companheiros voltassem aos labores", nesse episódio, foram lançado ao mar , praças e também avariado as peças do navio Setêmbria.
Frase de efeito ,frase que provoca um efeito,emoção, frase bonita mas sem "conteúdo". Não confunda frase de efeito com frase útil, as frases de efeito geralmente são só para impressionar, só para impactar. O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário