De acordo com as circunstâncias de cada realidade, política e econômica. Relações de força e outros fatores. A intenção básica de qualquer protesto trabalhista é mostrar a sociedade a realidade de sua profissão afetando a continuidade da produção ou o ir e vir de parte da comunidade .
A ação mais efetiva é a greve. Direito adquirido pelos trabalhadores para a realização de reclamações. Mas, como foi alcançado ao longo do tempo, esse direito . Os setores publico e empresarial também desenvolveram diferentes formas de enfraquecer essas ações. Mesmo assim, a força da greve permanece indiscutível.
Os trabalhadores vêm desenvolvendo outras medidas de ação indireta .
O conflito geralmente se manifesta em face das reivindicações dos trabalhadores de melhorar suas condições de trabalho (salário, condições de trabalho etc.) e, por outro lado, há a resistência dos empregadores que não negociam (que constitui uma violação legal) ou negociam em cumprimento de sua obrigação legal, sem chegar a um acordo.
Quando as partes após a negociação não conseguem chegar a um acordo, o sistema regulatório permite que os trabalhadores recorram à greve como um direito de pressão aos empregadores e tentam garantir um acordo se concretize melhores condições sociais .
Em nosso porto, as partes capital e trabalho discutem as reclamações , tendo o Poder publico como mediador de conflitos, com o poder de obrigar as partes, no caso de não chegarem a um acordo, a não tomar medidas, um período fixo (conciliação obrigatória). Muitas vezes usado por ambos os setores compulsivamente.Agora nesta parábola onde esta o gestor da mão de obra portuária .
A greve e a abstenção e a suspensão concertada e conjunta da prestação de trabalho por um número considerável de trabalhadores por uma determinada razão.
Agora as medidas de Ações Sociais Diretas são geralmente medidas tendendo a paralisar ou atrasar a atividade operacional, interrompendo o fluxo constante de cargas na beira do cais , por redução brusca dos movimentos hora ou pelo simples fato de cobrar todas as obrigações de segurança do trabalho ao operador portuário .
Entre os mais conhecidas como a chamada cruzada de braços ou a operação tartaruga .Então ha uma grande imprecisão pois na beira do cais publico e nos terminais não se viu piquetes ,ou assembleia regulação e trabalho de relutância nos gates de acesso do porto.
Uma das formas de protesto é diretamente a Mobilização de trabalhadores, que pode se concentrar no local de trabalho ou em qualquer ambiente , instituição ou campo hierárquico relacionado ao desrespeito social . O principal objetivo da mobilização é mostrar a reivindicação dos trabalhadores a setores da sociedade .
Mas neste caso, a mobilização foi para se engajar no quiosque do ponto de escalação de forma direta, agora o que se viu foi piquetes de barcas de transporte , impedindo o acesso ao local de trabalho no outro lado da margem do porto , muito devido a demora nos quiosques .
As assembleias realizada pelos estivadores com o o corpo máximo de participação e decisão direta , foram realizadas no local de engajamento no P3 , antes do horário de tirada de trabalho no estabelecimento. É a maneira mais eficaz e direta de instruir os estivadores sobe os problemas da escalação que estão ocorrendo , gerando uma participação democrática e generalizada no processo de tomada de decisão diante desta imposição.
Alegar que os estivadores estão em greve ou numa operação tartaruga e desconsiderar os dados operacionais do porto e das transportaras vão na contra direção , ao contrário das medidas listadas pelos gestor portuário , nenhum instrumento difere na medida em que produz uma interrupção total da tarefa, nem por um certo tempo . E numa operação dispensada na madrugada a alegação foi pela não escalação dos operadores de guindaste , enquanto dos dois navio que se encontravam ao lado desta navio , um ha vante outro a re ,operaram normalmente efetuando a prancha operacional pretendida .
Então no mês de agosto dentro das chamadas medidas de ação direta irregulares, não houve o chamado boicote ou recusa de trabalho, pelo contrario os estivadores demonstram que mesmo com a paralisia de provedores vitais a escalação , estarão la aguardando .
Esperando o seu direito de utilizar o quiosque para se engajar .
Nenhum comentário:
Postar um comentário