3 de out. de 2019

Furacão Lorenzo destruiu o porto das Flores.


O furacão que atravessou o arquipélago dos Açores destruiu o porto comercial das Lajes das Flores, o principal porto de abastecimento  da região. As nove ilhas dos Açores ficam a 1.500 quilômetros de Portugal. Lá vivem 250.000 pessoas, inclusive uma comunidade brasileira em  Flores, Corvo, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira..
No Portos dos Açores nenhum cais, ou molhe de proteção ficou todo danificado, ou muro destruído, e o edifício das operações portuárias “literalmente desapareceu”.
Conteineres ao mar .
Em declaração  o capitão do Porto de Santa Cruz das Flores, Rafael da Silva, explicou que "o porto ficou destruído e há uma série de edifícios que estão destruídos. Mas há alguns minutos a Proteção civil desativada ou plano de emergência e fornecimento de rede elétrica já foi normalizado.

Como imagens são desoladoras, agora você começa a voltar à normalidade. Nas Lages, embarcações e conteúdo não resistem à força do mar. A destruição do único porto comercial da ilha das Flores é, até agora, o maior dano material provocado pela passagem do Lorenzo pelos Açores. 

Não é uma visão agradável, mas também sente a vontade de fazer o que "os açorianos usam há quase seis séculos", que é reconstruído ou destruído.

O furacão Lorenzo passou esta madrugada, entre as 4:00 e as 4:30, a cerca de 70 quilômetros a oeste das Flores ainda com a categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, mas sem limite inferior, segundo uma nota reservada nesta manhã pelo IPMA.

Como rajadas máximas registradas pelo IPMA ocorrem às 8:25 locais no Corvo (aeroporto), com 163 km / h, às 5:00 nas Flores (aeroporto), com 142 km / hora, e às 4:00 no Faial (Horta) , com 145 km / h. Ja pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), sediado em Miami, Classificado como de categoria 1.

Segundo a Agência de Proteção Civil das ilhas, ninguém se feriu durante a passagem do furacão. Os danos causados pela tempestade restringiram-se a quedas de árvores, apagões e problemas nas redes de telefonia móvel. Ainda assim, as escolas e serviços não emergenciais não funcionarão no arquipélago ate a normalidade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário