3 de dez. de 2019

Ogmo Santos fecha P nº 1


Com a decisão do Ogmo,  apos 13 anos de funcionamento ,a escala do período das 7 às 13 horas, as ofertas que são feitas no P1, na Avenida Engenheiro Antônio Alves Freire s/n°, no Saboó, passaram para o P3, que fica na Avenida Mário Covas, s/nº, na Ponta da Praia.
A vinculação  como  politica da camará do conteiner e do ex terminal de conteiner hoje Multipurpose  gerou uma redução significativa no comparecimento de trabalhadores avulsos pois das  oito profissões do porto somente, três utilizam o espaço e destas duas são obrigadas a realizar o descanso de 11 horas. 

De 20 paredes espalhadas por toda margem direita do porto  e 2 na margem esquerda veio o gestor e em  sintonia com o desenvolvimento de equipamentos, tecnologias e processos na atividade portuária, o Ogmo proporcionou  aos trabalhadores portuários avulsos uma grande evolução e modernização, três  postos de escalação distribuídos ao longo do cais do Saboó, na Santa e no canal 6 com a avenida portuária, com toda infra-estrutura de apoio.

Como isso começou

O projeto foi concebido em 2004, com a concessão dos locais de construções autorizados pela Codesp. Após 10 meses de obras, em dezembro de 2005 iniciou-se a instalação de todos os equipamentos periféricos para assegurar seu funcionamento, tais como: Centro de Processamento de Dados, catracas de acessos, terminais de vídeos, quiosques eletrônicos, sistema eletrônico de monitoramento de segurança, sanitários e agência  bancária .

Em 2007 o problema era a falta de ventilação e excesso de calor atormentam trabalhadores isto era so um dilema a enfrentar, a cada dia, inúmeros desafios para garantir um salário digno no final do mês. 
 Assim não posemos esquecer dos inquilinos, os pombos 
Mas somente em 2010 ,precisamente no dia 2 de agosto ,no período da manha,que ocorreu a ultima  tirada de parede ,fora de um ponto de escalação, .
E partir das 13 horas do mesmo dia e que somente se escalava em Santos num dos 3 pontos de escalação do ogmo .

No mesmo ano ,por volta das 11horas do dia 8 de novembro somente se adentrou aos pontos de escalação do porto de Santos  pelas catracas , com o uso do cartão mifare ,apenas os companheiros que estavam sem o cartão mas portavam cartas para liberação puderam adentrar ao pontos de escalação .


Em 2016 , tres anos apos o incio do jogo de xadrez da vinculaçaõ nos terminais de conteiner , fechou as portas o  P2 do Ogmo Santos , a unidade de escalação ficava junto a alça do viaduto da região de Outeirinhos .A cessão gratuita dos imóveis em áreas da União ao Ogmo pela Codesp era questionada na Justiça.

  As autoridades só prometem melhorar a vida do trabalhador, mas os anos passam e nada muda. 

Vão ficar varias historias do P1 de alegria e de tristeza , mas uma coisa e certa a luta continua .












Nenhum comentário:

Postar um comentário