26 de jan. de 2020

O perigo apos á escada de Portaló

Para evitar que o vírus entre no Brasil, a Anvisa emitiu um alerta para que haja uma maior atenção nos portos brasileiros  ao receber navios vindos da Ásia  .


Relato de um estivador .
Que perigo estão correndo ficando expostos dessa maneira junto a essa tripulação com suspeita de infecção . Que falta de preparo das nossas agências de saúde terem permitido a atração desse navio no nosso porto, no mínimo esse navio era pra ficar em quarentena na barra, esperando confirmação mediante a exames da tripulação, confirmando se realmente é uma infecção ou não .

O porto de santos tem um histórico e por este motivo os trabalhadores portuários ficam preocupados . 
Navio MSC Armonia volta ao porto de santos apos a confirmação da morte da tripulante devido a complicações decorrentes do vírus influenza B. e mais três tripulantes do navio  apresentaram sintomas de gripe. No mesmo dia de sua morte, a embarcação retornou ao porto de Santos, onde foi inspecionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
Em 2015 um  impasse aconteceu porque os práticos, do porto de santos , cobravam um laudo médico que garantisse que os oito tripulantes do navio Tasman não apresentam sintomas de Ebola. O país africano teve um surto da doença no ano passado e esse fato gerou receio por parte dos práticos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia liberado um documento de "Livre Prática", permitindo a entrada do "Tasman", mas sem inspeção presencial.
O ultimo ocorrido foi no Navio  MSC Seaview atracou  no Porto de Santos, no litoral de São Paulo,com casos de sarampo ,seis tripulantes foram confirmados com sarampo, segundo o resultado dos exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz. Por isso, cerca de 7.000  passageiros  e 1.500 tripulantes,foram   vacinados contra a doença no porto de Santos .
 Foram  imunizados tanto os turistas que desembarcaram no terminal Concais quanto os que embarcaram para a continuidade da temporada .Dando muito trabalho a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Centro de Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de São Paulo (CIEVS-SP) .

Por este motivo um terno de estivadores de rechego  não "subiu" no navio KM SINGAPORE, com tripulação asiática  para iniciar seu trabalho, atracado no TEG - Terminal Exportador do Guarujá, devido  a suspeita de que os tripulantes estariam contaminados pelo coronavírus já que viram a tripulação aos espirros e tosses.
Há pessoas no convés com mascaras e luvas; no entanto, NADA foi avisado aos ESTIVADORES de Santos que subiram na embarcação , sendo pegos de surpresa .
O cenário mundial é de extrema preocupação; e o PORTO DE SANTOS não pode ser uma "Porta Escancarada" de entrada de nenhuma doença.
Situação preocupante!!!

Até o momento, o coronavírus já matou mais de 56 pessoas e infectou mais de 2.500 em todo o mundo, sendo 1975 na China . O vírus também já chegou nos seguintes países, além da China: Austrália, França, Malásia, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Estados Unidos, Vietnã, Taiwan, Macau, Nepal e Tailândia.

 Caso suspeito de coronavírus, paciente com sintomas  como febre, tosse e dificuldade para respirar e precisa ter viajado para as províncias de  Hubei , Wuhan e Tianjin,   na região de Guangdong na China ,com transmissão ativa do vírus nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.. 
Tire as principais dúvidas sobre o vírus:
É um vírus que tem causado doença respiratória , conhecidos desde meados de 1960, que causam  doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 matou quase 800 pessoas e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.


Voltado ao fato predominante , a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai vistoriar o navio KM Singapore que saiu da Índia e está atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, a embarcação, de bandeira liberiana, também passou pela África do Sul e atracou na noite de sábado (25)  onde aguarda embarque de soja a granel.

Os   levantaram a suspeita de que os tripulantes estariam contaminados pelo coronavírus já que viram a tripulação com tosse, espirros e os visitadores do Terminal Exportador do Guarujá (TEG) subirem no navio com luvas e máscaras algo fora do usual , chamando muita  atenção .

Em nota neste domingo a Anvisa informou  que não são casos suspeitos ou que se encaixam na definição de suspeitos até o momento. Já a Santos Port Authority (SPA), informou que a Guarda Portuária foi acionada por um trabalhador portuário avulso-TPA  sobre a situação do navio e que imediatamente acionou o setor de Saúde da Gerência de Segurança do Trabalho da SPA. Ainda não há relatos de quantos dias a embarcação vai permanecer no Porto de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário