24 de jul. de 2015

39 ESTIVADORES de Vigo 2015

39 Asamblea CEEP Vigo 2015

Coordinadora Estatal de Estibadores Portuarios  .
Este ano, realizou a reunião em Vigo.
Onde os estivadores  compartilharam  com seus companheiros dúvidas, opiniões e alternativas para as principais questões que afetam a categoria, especialmente o resposta ao Tribunal de Justiça Europeu, em Luxemburgo, que está sendo negociado com os empregadores e o Ministério do Desenvolvimento.
 O tema deste ano é "para nosso futuro", uma declaração clara e lógica para o trabalho especificamente, na situação atual, a defesa da profissão na Europa.
Vigo foi o local escolhido para esta reunião por apoiar e reconhecer o trabalho dos estivadores  portuários, há dois anos, uma importante organização que une suas fileiras um lugar de grande conquista  e projeção.
A cerimônia de abertura começou na tarde do dia 2 de boas-vindas com Alvaro Valiño, representante Coordenador estivador do porto de Vigo, que destacou o apoio e hospitalidade que têm sido  dada aos companheiros deste porto a sua recente adesão à organização.
E agradeceu a presença de todos os saldando juntando se a  ele na mesa os senhores Jose Inácio Lopes Presidente da Autoridade Portuária do Porto de Vigo ,Antolin Goya Coordenador geral da CEEP , Abel Caballero Prefeito de Vigo e ex ministro dos transportes e o Presidente  da Estiva de Vigo SAGEP.

Atrás dele, Antolin Goya mostrou a sua gratidão para com os estivadores de Vigo para as boas-vindas e ressaltou que os próximos meses serão cruciais para as negociações com os empregadores e do Ministério e, portanto, a Assembléia seria um dia de intensa análise e discussão com o objetivo de garantir o emprego dos trabalhadores e  estabilidade, sustentabilidade e competitividade da estiva nos portos espanhóis.
Durante seu discurso, Antolin Goya, agradeceu "a coragem de assumir a bandeira da  Coordenadoria " em um ambiente de questionamento contínuo, elogiando a capacidade, confiabilidade e disponibilidade para participar em co-Vigo.

Posteriormente interveio Jose Ignacio Lopez-Chavez, presidente da Autoridade Portuária de Vigo, Abel Caballero, Presidente da Câmara Municipal de Vigo.

Jose Ignacio Lopez-Chávez sublinhou a importância da movimentação de carga serviço portuário para a economia da sociedade, "se a porto cresce, a cidade cresce", e expressou seu interesse em ver o progresso alcançar uma maior competitividade nos portos e contribuir para melhorar a riqueza da economia nacional.

Por sua parte, Abel Caballero salientou que os portos são chamados a desempenhar um papel cada vez mais importante nas economias nacionais e internacionais como eles são um grande fator para o crescimento do emprego e geração de valor agregado, "por que você é tão importante" , "assim que você é e assim representar" "porque você ganhou a sua credibilidade com a tradição" e coincidiu com o coordenador geral da importância que além legitimamente defender o coletivo, é procurar o bem comum.

Uma vez que abriu a Assembleia deu lugar ao "Relatório do Coordenador Geral, Antolin Goya, em que ele analisou a situação do setor ea sua tendência, especialmente abordar a situação que vive atualmente estivadores Málaga cuja atividade tenha caído drasticamente e avaliação das linhas estratégicas da organização e funcionamento da sua realização neste exercício.
 Também foi discutida a estratégia a ser desenvolvida dentro das fronteiras espanholas e internacionais, para defender o sistema portuário espanhol para seu interrogatório pelo Tribunal de Luxemburgo, que está atualmente a ser negociado com os empregadores e Ministério do Desenvolvimento.

Foi apresentada a situação atual do setor , sua competitividade e a qualidade das infra-estruturas portuárias .
O premio de produtividade para os portos de Barcelona e Algeciras em seus  terminais de container  TTI,APM,TCP e BEST.
A manipulação de  482.030.313, O trafego de navio roro cresceu 8%  com veículos , 14,2 milhoes de container foram movimentados .
 A preocupação com as fusos dos armadores .

A situação de Malaga que sofre os males da fusão de linhas dos armadores , salientando a necessidade de estudos para busca de alternativas para o futuro .
A estratégia europeu  de modernizar os serviços  e infraestrutura  , as preocupações sociais  e ambientais .
A política européia portuária  
Revisão da política européia até 2018 e 2020 suas  perspectivas.
A estratégia  espanhola
Transformar o pais num grande  pólo logístico ,melhorar acessos ferroviários e rodoviários.
Integração logística com a hinterlandia ,potenciar a cabotagem  e impulsionar os territórios peninsulares .
Debateu-se o  equilíbrio de trabalho desde a última assembléia geral
Compromisso  do sindicato com a  organização da atividade  e a expansão e consolidação da IDC .
Formação sindical e profissional
Duas jornadas sindicais Andaluzia e Zona Norte  e dois cursos sindicas .
Prevenção de riscos trabalhistas
Comissão de granel

Em seguida, no final da noite e na manhã do dia 3, cada coordenador zona poderia fazer um balanço das acções e as realizações mais importantes durante o ano passado nas respectivas portas. 
Desta vez, a intervenção teve especial interesse do coordenador geral IDC para discutir as últimas ações do sindicato internacional e as Comissões de Trabalho, com a intervenção de comissões de Comunicação, do Trabalho e da Solidariedade Prevenção de Riscos Coordenador, que explicou o seu trabalho durante no ano passado.

Ele também teve a participação de Miguel Angel Ramon, coordenador-geral da Federação de Portos, que reiterou seu agradecimento pelo apoio que recebem dos estivadores para alcançar a unidade dos estivadores.

No fechamento, Goya entregou três  Badges de ouro Coordenador, atribuído este ano a Antonio Barrero Magana, estivador do Porto de Algeciras, Lisardo Coll Botella, até recentemente responsável do secretariado da organização e postumamente, para Juan Martí.
 Ele olhou,  o porto do  estivador de Gandia.

Conclusões
recuperar o tráfego global de Mercadorias
As alianças geram concentração de atividade em determinadas portos gerando dificuldades aos pequenos  portos  no tocante ao risco social

Empresas e administração pública satisfeitas com a operação  e garantia de  segurança social e trabalho .

Nenhum comentário:

Postar um comentário