31 de out. de 2017

A VALE

Vários grupos de investidores internacionais adquiriram extensas glebas de terra próximas a Itabira-MG , em 1909 se reuniram fundando o Brazilian Hematite Syndicate.
Em 1911 o empresário Percival Farquhar adquiriu todas as ações do Brazilian Hematite Syndicate e mudou seu nome para Itabira Iron Ore Company ("Companhia de Minério de Ferro de Itabira") e fez planos para que a Itabira Iron Ore Co. exportasse 10 milhões de tons/ano de minério de ferro , usando navios que trariam carvão dos EUA ao Brasil. 
Esse plano antecipava em mais de 40 anos um conceito que viria a se tornar realidade, na década de 1960, quando da inauguração do Porto de Tubarão.
Getúlio Vargas assumiu o poder, à frente da Revolução de 1930, e encampou as reservas de ferro que pertenciam a Farquhar, criando com elas, em 1942, a Companhia Vale do Rio Doce, como uma empresa estatal, para o que obteve o beneplácito dos Estados Unidos e da Inglaterra nos Acordos de Washington.
Após sua fundação, a Vale vivia praticamente só para fornecer matéria prima para as siderúrgicas nacionais,em 1960,inaugura os primeiros escritórios da empresa no exterior.
Em 1962, assina contratos de exportação, válidos por 15 anos, com 11 siderúrgicas japonesas, num total de 5 milhões de tons/ano.No mesmo ano cria a Docenave para levar parte do minério (40%) ao Japão,em 1966, inaugura o Porto de Tubarão.
A Docenave, empresa de navegação da Vale,na década de 70 e 80 chegou a ser a terceira maior empresa de navegação graneleira do mundo. Terminal de Praia Mole, localizado no Complexo Portuário de Tubarão em Vitória– ES, foi inaugurado em Maio de 1983
O Projeto Grande Carajás que inclui a Estrada de Ferro Carajás-Itaqui e o Porto de Ponta da Madeira, localizado em São Luís, (MA).A empresa foi a principal empresa no transporte marítimo de carga entre Brasil e Argentina em 2005.
Em 2006, chegou ao terminal de Praia Mole, em Vitória (Espírito Santo), o primeiro carregamento de carvão antracito, de 40 mil toneladas produzido pela Longyu.

Em 2010 fez a aquisição da Mosaic (The Mosaic Company), da Fertifos (Fertifos Administração e Participações S.A.) e da Fosfertil (Fertilizantes Fosfatados S.A.), além de 100% do capital da Bunge Participações e Investimentos S.A. (BPI). 
Nessa mesma operação a Vale também adquiriu uma planta de processamento localizada em Cubatão, no estado de São Paulo, com capacidade para produzir 300.000 toneladas métricas por ano de superfosfato simples.

Tiplan Santos (SP), o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita ,descarga de enxofre, rocha fosfática, fertilizantes , amônia e embarque de soja e milho e açúcar.
Com 4 piers com dois embarcadores e dois descarregadores de navio ,2 pátios de enxofre com capacidade estática de 126 mil ton 2 armazéns de fertilizantes com capacidade estática de 120 mil ton,1 tanque de amônia com capacidade estática de 20 mil ton,2  armazéns para grãos ,1  armazém para açúcar e 1 armazém flex.

Atualmente, opera em 13 Estados brasileiros e nos cinco continentes do mundo e possui mais de 9.000 km de malha ferroviária e dez terminais portuários.
O primeiro foi o Porto de Tubarão localizado em Ponta de Tubarão, Vitória (ES). 
Com uma área total de 14 km², tem dois píeres, capazes de atender a três navios simultaneamente, ou 43 mil t/h. O complexo possui capacidade de exportar mais de 100 milhões de t . Além de abrigar o Terminal de Tubarão, para minério de ferro e pelotas, o complexo possui três terminais de carga geral: Praia Mole (carvão), Produtos Diversos (soja e fertilizantes) e Granéis Líquidos. O porto possui profundidade natural, altura de ondas e velocidade média dos ventos é composto pelos Píeres I e II, sendo o I dividido em dois berços de atracação, Lado Norte e Lado Sul.
 O Lado Norte possui Carregador de Navio (CN2A) com capacidade nominal de 13.350 t/h o que permite atender a navios com capacidade entre 70.000 t e 180.000 t, nos tipos Handy Size, Handymax, Panamax, e Cape Size.O CN, localizado no Lado Sul do Píer I, 13.350 t/h, capaz de carregar navios de até 70.000 t e são capazes de atender a navios atracados tanto do Lado Norte como do Lado Sul.
O Píer II possui dois CNs,  que operam a  16.000 t/h cada.é capaz de atender a navios com capacidade superior a 130.000 t , o carregamento não é interrompido para a troca de porão devido a um divisor de fluxo que altera a rota da carga sem a necessidade de paralisação da correia transportadora, ou seja, opera duas lanças alimentadas pela mesma correia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário