6 de nov. de 2017

O Porto Brasil Sul

O Porto Brasil Sul (PBS) é uma iniciativa da WorldPort, empresa especializada em projetos de infraestrutura de transporte de cargas. Será instalado na Ponta do Sumidouro, localizada na saída da Baía da Babitonga, praia do FORTE, São Francisco do Sul (SC).Sera construído em uma área de 146 Hectares , na saída do canal de acesso ao porto de São Francisco do Sul. Tera 1,2 MILHÃO de metros quadrados de área destinada aos terminais ,setores comuns e centro administrativo .Será um dos primeiros portos verdes da América Latina.Quando estiver em operação, o porto vai gerar 3 mil empregos, com prioridade para a população de São Francisco do Sul.
O PBS será multicargas, dispondo de sete terminais e oito berços de atracação. O projeto foi desenvolvido como um porto concentrador de cargas e de linhas de navegação, buscando solucionar o gargalo logístico das regiões Sul e Sudeste, tornando-as ainda mais competitivas nos mercados interno e externo.O PBS terá capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe post panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com até 15 mil TEUs e 220 mil toneladas.

A estimativa e que as obras tenham inicio tão logo receba a autorização das autoridades ambientais .A primeira etapa deve ser entregue em meados de 2021 .
Um lado positivo e um grande diferencial ate mesmo sendo contrario ao modelo seguido pela camará do conteiner do porto de Santos .

A Worldport ja assinou um acordo prévio para a utilização da mão de obra dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) no novo empreendimento que será construído na região do Sumidouro.
“É um passo enorme, fruto de meses de negociações com os colegas presidentes dos sindicados dos trabalhadores. Sinto-me confiante e muito confortável em dizer que agora estamos progredindo para um modelo muito similar ao usado pelos terminais de uso privativo em Vitória, no Espírito Santo, referência nacional”, comenta Marcus Barbosa, diretor do Porto Brasil Sul.
Em agosto esteve em São Francisco do Sul o presidente do Sindicato dos Estivadores de Vitória, José Adilson Pereira. Ele apresentou o modelo aos presidentes dos sindicados dos trabalhadores de São Francisco do Sul e aos empreendedores da Worldport. “Foi importante conhecer como funciona na prática. Em outubro, devemos ir até Vitória para ver como funciona in loco”, detalha Marcus.
O acordo foi assinado pelo presidente do Sindicado dos Estivadores, Vander Luiz da Silva; pelo presidente do Sindicato dos Arrumadores, Maurício Minelli; e pelo presidente do Sindicato dos Conferentes, Maicon Maciel. E por Marcus Barbosa, representando os sócios. “É fruto de muita negociação, aprendizado e respeito mútuo. Ficamos muito satisfeitos em contar com os qualificados TPAs em nosso empreendimento”, avalia.Segundo o acordo, o Porto Brasil Sul, já no início das atividades requisitará mão de obra, na modalidade avulsa, para exercício das funções afeitas a cada categoria profissional representada pelos sindicatos. Há garantia que todas as negociações sejam conduzidas sempre com os sindicatos profissionais. Será observado um modelo de requisição sem a interveniência do Órgão de Gestão de Mão de Obra – OGMO.
Para Marcus Barbosa, esta é mais uma prova concreta do compromisso social do Porto Brasil Sul com a cidade de São Francisco do Sul. “Sempre batemos na mesma tecla. São 3 mil empregos diretos e queremos que eles sejam preenchidos por pessoas daqui, que são os mais qualificados para um projeto destes”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário