11 de mai. de 2018

A Greve da Estiva Italiana em 11 de maio

Trabalhadores de todos os portos italianos realizaram uma greve de 24 horas , expressando sua insatisfação com a falta de fiscalização da legislação e a falta de segurança nos portos.

A greve é ​​liderada pelos sindicatos FILT CGIL, Fit Cisl e Uiltrasporti Nazionale, afiliadas da Federação Internacional dos Trabalhadores dos Transportes (ITF) e da divisão Dockers da European Transport Workers 'Federation (ETF).

Todos os portos italianos estão fechados hoje, a cidade de Gênova está bloqueada com milhares de pessoas batendo panelas nas ruas, enquanto os trabalhadores organizaram reuniões em outros portos . Os marítimos aderiram à greve, pois também é do interesse deles que a amarração seja feita pelos estivadores.
Em consonância com o mais recente acordo-quadro do Fórum Internacional de Negociação (IBF) celebrado entre a ITF e o Joint Negotiating Group (JNG) em fevereiro, apenas os estivadores têm o direito exclusivo de realizar serviços de amarração e outros serviços de movimentação de carga em portos para navios .
Nos últimos seis meses, as companhias de navegação começaram a abusar desse direito e, mesmo violando a lei, pediram a seus marítimos que realizassem atividades de carga e descarga sem obter permissão da autoridade portuária. Algumas autoridades portuárias também desempenharam seu papel ao não aplicar o regulamento.

Esse procedimento operacional empresario levou os estivadores a usar sua ultima arma .
Greve do porto, marcha social  na cidade e encontro na  frente da Prefeitura. 
Mais um dia de luta para os estivadores e sua família   em Gênova para a cruzada de braços  dos estivadores de 24 horas . Pouco antes das 8 horas já havia muitos caminhões ​​alinhados esperando para entrar nos portões do porto.
Em uma parede do porto da Etiópia, os manifestantes escreveram os nomes das últimas vitimas no trabalho nos portos.
Na saída da rodovia A7, em Bolzaneto, foi montada um pedágio informativo para deixar a par das noticias os caminhoneiros  que iam acessar a área portuária . 

Pouco depois das 8 horas uma marcha de estivadores cerca de 1500 pessoas entre mulheres e crianças   decolou, da orla marítima de Canepa, foi manifestando cantando e informada a sociedade  se deu uma parada sob Palazzo San Giorgio, a sede da autoridade do sistema portuário do Noroeste com tochas e maquinas de fumaça  os estivadores marcaram sua presença antes de ir para a prefeitura da local a Prefeitura no Largo Eros Lanfranco. Às 11 horas os estivadores, realizaram  uma procissão com tractors .

Ao meio-dia,  uma delegação dos estivadores foi recebida pelo prefeito.

Muitos boatos se deram durante a marcha que tinha a finalidade de informar o povo italianos das barbaridades dos empresários portuários ,como  uso de marinheiros par a peação e acompanhamento dos  contêineres , fato que  não é permitido por lei .

A reunião com o prefeito foi concluída por volta das 14h: uma nova reunião   foi acertada para segunda-feira por volta das 15h, com a Autoridade Portuária e os operadores de terminais participando. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário