1 de mai. de 2018

Não há 1 de Maio sem Luta


Venho aqui parabenizar todos os estivadores que fazem com que seu país continue andando e progredindo mesmo com essa classe covarde de políticos   associados com nossos empregadores que todo ano  tenta nos escravizar..
A historia tem o papel de nos mostrar a capacidade do ser humano .
Nos Estados Unidos, em 1884, os trabalhadores  lançaram uma campanha em 1º de maio, para trabalharem somente 8 horas  , o que não se conseguiu e levou eles à greve geral de 1º de maio de 1886 foi ampla. No dia 3 de maio, durante uma manifestação, trabalhadores são recebidos pelos detetives da agência Pinkerton e policiais armados de rifles. O confronto resulta em três trabalhadores mortos. As ruas se transformaram em campos de guerra . Em consequência desses eventos, cinco sindicalistas  são condenados à morte (Albert Parsons, Adolph Fischer, George Engel, August Spies e Louis Lingg), apesar da inexistência de provas. Um deles (Louis Lingg) suicia-se na prisão. Os outros quatro são enforcados em 11 de novembro de 1887, dia que ficou conhecido desde então como Black Friday ('sexta-feira negra'). Três outros são condenados à prisão perpétua.Em 1890, a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a redução da jornada de trabalho - de 16 horas para 8 horas diárias. Em 1893, os trabalhadores foram inocentados e reabilitados pelo governador de Illinois, que confirmou ter sido o chefe da polícia quem organizara tudo, inclusive quem encomendara o atentado para justificar a repressão que viria a seguir

Em 23 de abril de 1919 o senado francês ratificou a jornada de 8 horas e proclamou feriado o dia 1º de maio daquele ano.  No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e se tornou feriado nacional em setembro de 1925 por decreto do presidente Artur Bernardes,em nosso pais , se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo, e nesta data  foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, em 1º de maio de 1943.
Em Portugal, só a partir de maio de 1974, após a Revolução dos Cravos, é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio, e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.

Mas o que ocorre na atualidade .
O mau habito de se deixar para depois o que pode ser feito agora, é também conhecido por “Procrastinação”, que é o fato de esquivar-se de uma tarefa que necessita ser realizada pensando em fazê-la daqui a pouco e acabando por esquecê-la. Isto pode nos levar a perder o respeito social , ter sentimentos de culpa, baixa autoestima e até depressão. Pode também ocasionar conseqüências não previstas no momento e que podem ser dolorosas, como o insucesso na defesa dos direitos e garantias minimas de uma profissão . 

E em dizer em realidade nada melhor que a opinião do trabalhador .

"Estando há um dia de comemorar o 1 de maio ,dia do trabalhado e do trabalhador , onde comemoraremos um ano sem CCT , com os operadores portuários fazendo o que querem conosco , com o Ogmo pisando nos nossos pescoços  e metendo as mãos em nossos bolsos, tirando grande parte do sustento  das nossas famílias ,quando nos obriga a trabalhar 6 horas e descansar 18 horas , enquanto noutros portos ,como Santos, os TPAs dobram o trabalho e o Ogmo de la briga judicialmente para que seja cumprida a lei, onde o TPA tem que folgar 11 horas entre uma jornada e outra e ainda ,neste um ano de CCT , onde a representação sindical estivadora não conseguiu a reposição das perdas inflacionarias e salariais  , e ainda a assinatura da nova CCT, quero desejar um FELIZ DIA DO TRABALHO ,lembrando que SE NÃO TIVER LUTA NÃO HAVERÁ VITORIA ! Mas , como não há luta penso que está bom para a maioria , principalmente para os legítimos representantes "
Silvio Menezes
Estivador Concursado
Rio Grande -RS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário