6 de mai. de 2018

Navio atropela balsa em Santos

Por volta das 20h30 de 6 de maio, o navio Santos Express chocou-se com três balsas ao entrar na área do porto organizado do canal do Porto de Santos. 

Foram atingidas as embarcações FB-19, FB-18 e FB-28, que estavam no terminal do lado de Guarujá. O porta-contêineres ia para a DP World Santos. 

Duas das balsas, FB-18 e FB-19, estavam atracadas no píer do estaleiro, fora de operação em razão do baixo movimento.

 A terceira embarcação atingida foi a FB-28, que estava em uma das gavetas de atracação e já sem veículos a bordo, pois havia acabado de descarregá-los. 

A Praticagem informa que não irá se pronunciar sobre o caso e aguardará a conclusão da investigação aberta pela Capitania sobre o episódio. Peritos da Capitania estão no local para coletar informações. Um inquérito será instaurado para apurar causas e responsabilidades.
A travessia segue operando normalmente, porém, em razão deste acidente, a frota estará reduzida nos próximos dias até que os reparos sejam concluídos. 

Mas isto não e uma novidade  
Navio se choca com balsa que ia para Santos em 2009 
Um acidente envolvendo um navio e uma balsa causou pânico na noite do Guarujá. A balsa foi atingida pelo navio chinês Zen Hua 27 quando estava lotada e prestes a atravessar para Santos. Segundo a Capitania dos Portos, uma pessoa teve ferimentos leves. O Porto de Santos disse que o navio se desgovernou ao fazer uma curva.
O navio de bandeira de Hong Kong Zhen Hua 27 chocou-se com a balsa FB24 na noite de quinta-feira.   O acidente ocorreu no momento em que o Zhen Hua 27 saía do Porto de Santos, onde descarregou portêineres (guindastes especializados para a movimentação de contêineres) na empresa Santos Brasil. Três desses equipamentos seguiram na embarcação e seriam descarregados em Itajaí (SC), porém quem comandava o navio perdeu o controle e bateu no lado direito da proa (parte da frente) da balsa. Segundo a Capitania dos Portos, a embarcação ainda se chocou com outras duas catraias. 
Após um ano do acidente envolvendo as balsas e um navio  de bandeira de Hong Kong que deixava o Porto de Santos, o episódio voltou a se repetir na madrugada de sábado. 
À 1h48, o cargueiro Nena A de bandeira panamenha colidiu  com o recém reformado atracadouro da balsa, na margem de  Guarujá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário