12 de fev. de 2019

A CPATP Carioca 2019

O trabalho portuário exige bastante esforço físico e psicológico  . As atividades realizadas são avaliadas, monitoradas por  profissionais com experiencia  profissional . A NR 29 fala sobre como prevenir  a saúde e integridade física dos trabalhadores portuários.

As normas de segurança garantem a proteção dos trabalhadores em cada ambiente de trabalho. Por isso, compreender a NR pertinente ao seu setor é extremamente importante para adotar as medidas de proteção adequadas e promover a segurança do trabalho.A CIPA é formada por representantes dos empregados e do empregador  é paritária, ou seja, a quantidade de representantes do empregador sempre será a mesma de representantes dos empregados.

Como a beira do cais e um   mundo a parte a CIPA se torna CPATP
Proporcionar a todos os trabalhadores formação sobre segurança, saúde e higiene ocupacional no trabalho portuário,  treinamento e zelo pelo uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI e Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC  ,  colaborar na elaboração e revisão dos programas de procedimento operacional padrão POP das cargas movimentadas no porto e fiscalizar se os operadores portuários cumprem as NRs.

No porto do Rio de Janeiro de 11 a 15 de fevereiro aconteceu o  Curso de Formação de CIPATP Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário com diara de R$120,00 , diferente dos demais setores trabalhistas  o trabalhador portuário avulso não tem remuneração fixa ,somente recebe quando se engaja (labuta) , ao se tornar membro da CPATP deixa de trabalhar para cumprir as obrigações , de reuniões ,pesquisas e visitas técnicas .O porto contara com 13 ciperos portuários com um  papel importante na discussão das questões relativas à segurança e saúde do trabalhador no cais , buscando reduzir os riscos de acidentes , com a integração dos organismos envolvidos e a implementação das ações necessárias.Observando e relatando condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para eliminar ou neutralizar as ameaças existentes, além de orientar os trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

Cabe ainda ao CPATP a discussão sobre os acidentes ocorridos e encaminhamento de medidas para prevenção de incidentes semelhantes ao Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho (SESSTP), ao OGMO e aos empregadores.

Um comentário:

  1. A CIPA tem que ser mais atuante no porto tem que ter uma fiscalização diária nos navioa no armazém 18 fiscalizar aa saídas de fuga caso aconteça um acidente.

    ResponderExcluir