31 de mar. de 2019

Como a automação mudará a força de trabalho?


A automação é um movimento de mudança um paradigma que mudará a forma como o nosso mundo e a economia global operam e, para o setor  portuário,  o seu impacto tem sido debatido de forma acalorada.
Enquanto o argumento da automação gira em torno da melhoria da vida e da criação de novas oportunidades para o comércio, ainda restam desafios de como exatamente isso acontecerá, e quais as  preocupações  e consequências com os trabalhadores que  ainda precisam ser resolvidas.

A BBC informou recentemente sobre novos números do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS), que revelam que 1,5 milhão de pessoas só no Reino Unido podem perder seus empregos para a automação. Para os profissionais portuários  e a força de trabalho humana que ainda opera a maioria dos portos e terminais em todo o mundo, essas previsões são compreensivelmente preocupantes.

O surgimento de tecnologias inteligentes com inúmeras aplicações, facilitadas pela automação, pode representar um perigo para o emprego, mas é possível que as tecnologias inteligentes também possam oferecer uma solução?

Esse recurso irá explorar como a automação provavelmente mudará o papel dos trabalhadores no setor portuário e como um ajuste significativo pode ser feito utilizando novos métodos de treinamento para requalificação da mão de obra  .

Impacto nos trabalhos
Embora tenha sido dada garantia por órgãos da indústria como a Câmara Internacional de Navegação (ICS) de que não haverá escassez de empregos para marítimos, especialmente oficiais, nas próximas duas décadas, uma previsão que também se aplica àqueles que trabalham no setor. Lado da indústria, este tipo de relógio de contagem regressiva proverbial ainda é uma perspectiva assustadora.

Para a força de trabalho portuária  em regiões menos desenvolvidas com instalações menores, muitas das quais não podem pagar e implementar efetivamente a automação, haverá um tempo considerável antes que os empregos sejam ameaçados ou forçados a mudar.

Dr. Leonard Heilig e Eduardo Lalla-Ruiz, da Universidade de Hamburgo, discutem o aprendizado de máquina em um novo documento técnico da Port Technology
Em outras áreas do setor marítimo, porém, incluindo portos os terminais mais avançados que recebem uma grande quantidade de investimento, a realidade da automação é muito mais imediata e potencialmente problemática.

Em um documento técnico exclusivo para a Tecnologia Portuária, Olaf Merk, da OCDE, destacou que, embora as gerações anteriores de trabalhadores pudessem transitar com os tempos devido ao “crescimento sustentado do comércio”, esses níveis agora estão estagnados e dificilmente serão atingidos novamente.

Isso cria um dilema, especialmente porque o crescimento exponencial da digitalização pode fazer com que os empregos existentes desapareçam mais rapidamente do que a indústria está acostumada.

No entanto, se esses empregos forem substituídos, ainda há tempo para que os trabalhadores do setor portuário  tenham acesso às interessantes oportunidades oferecidas pelas tecnologias emergentes.

 A importância do retreinamento


À medida que o papel humano dentro de um ambiente portuário muda, é lógico que as habilidades e o envolvimento da força de trabalho também terão que se adaptar.

A necessidade de requalificação, bem como uma nova educação para aqueles que atualmente entram no setor marítimo, pode parecer um grande projeto, mas, como um relatório recente da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF) e World Maritime University (WMU) sugere, um futuro com necessidades de automação para garantir que os trabalhadores estejam adequadamente qualificados para dominar novas tecnologias.

A essência do estudo da ITF gira em torno da frase “evolutivo, em vez de revolucionário” - uma frase enigmática articulando como ajustes terão que ser feitos à medida que a inovação se torne implementação, mas, mais vitalmente, eles não têm que excluir aqueles que trabalharam na indústria toda a sua vida.

De muitas maneiras, a natureza do trabalho em um porto ou terminal irá realmente melhorar como resultado da mudança tecnológica. Já vemos os operadores de guindaste manuseando equipamentos remotamente a partir do conforto e segurança de uma sala de controle.

É fácil, é claro, que instituições marítimas e órgãos governamentais reafirmem a necessidade de um novo treinamento, mas que soluções, métodos de treinamento inteligentes e projetos com visão de futuro estão sendo iniciados para resolver essa questão?

Tecnologia como solução

Com reciclagem e educação tão em alta na agenda, não é de surpreender que simuladores avançados e tecnologias que alavancam a realidade aumentada e a realidade virtual estejam crescendo em número.
Muitos assumiriam que os principais portos e terminais, como Rotterdam ou as muitas instalações totalmente automatizadas na China, estão liderando a movimentação de carga com relação ao treinamento de simulação, mas os operadores de todo o mundo estão investindo nessas tecnologias como as demandas futuras da indústria. 

Embora medidas tenham sido tomadas pela indústria para proteger o emprego de seus trabalhadores, incluindo o lançamento de várias iniciativas de treinamento para a próxima geração de profissionais marítimos, não pode ser esquecido que as mudanças já postas em prática agora são inevitáveis. Os papéis terão que mudar de acordo, uma mudança que requer uma base significativa do setor.

Felizmente, a tecnologia que pode substituir alguns empregos no futuro próximo criará uma base para oportunidades e prosperidade no futuro, abrindo o potencial para novos empregos , mais muito menos que os atuais e mantendo aquele elemento humano vital.

https://www.porttechnology.org/news/insight_how_will_automation_change_the_workforce?utm_source=GatorMail&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+daily+29-03-2019&utm_term=%5bPTI+Sunday%5d+PTI+Launches+Edition+83...How+Will+Automation+Change+the+Workforce%3f...Wolfgang+Lehmacher+Confirmed+for+CTAC&utm_content=9522&gator_td=Malfzt8EwH%2fJpZlOml52tqve%2bDflb0SywO6ew1WzDVZzDvuWIdyNsRGiWEcPC%2fsw9s1HcMg9q3Ej5MVjvkvwjNAED3RXzPicHh%2frf%2b6%2f4IYv4veWss%2fnCt%2fLUZIplApfD71wKE1r%2ba2%2bYZeKEhmZ1n7lijPhF44b3DTaX4NG8LY%3d&fbclid=IwAR3E93wNCpV0jP9EBkiaCIjidRfXJFHjdcm61E7oT_gM3QsR1IhidkCtJTQ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário