O porto de Antuérpia inaugurou a primeira usina termelétrica solar concentrada (CST) na Europa como parte de seus esforços para tornar suas operações mais ecológicas.
Em uma colaboração experimental com a empresa de energia belga Azteq, co-financiada pelo governo flamengo, a planta foi instalada especificamente para a Adpo (Antuérpia Distribuição e Operações de Produtos), a empresa de logística integrada com sede em Beveren.
A fazenda da CST possui 1100 m2 de refletores parabólicos no local da Adpo, que até agora usavam gás para produzir o vapor usado na limpeza e aquecimento de tanques e contêineres.
O aquecimento dos referidos tanques e contêineres requer temperaturas superiores a 140 graus Celsius, o que está dentro dos recursos da tecnologia CST.
Cada um dos refletores solares da fazenda CST terá 5 metros de comprimento e linhas de 120. Eles seguirão o caminho do Sol e focalizarão a luz solar incidente nos tubos coletores.
É a primeira parte de um projeto mais amplo a utilizar energia solar e, juntamente com outras duas em Ostende e Genk, gerará entre 1.390 e 1.260 MWh de calor ecológico anualmente. As três usinas custarão um total de US $ 1,56 milhão, dos quais quase US $ 911.000 serão pagos pelo governo flamengo.
O CEO do Porto de Antuérpia, Jacques Vandermeiren, disse: “Como Porto de Antuérpia, temos um papel pioneiro a desempenhar na transição energética.
“Juntamente com a indústria, estamos trabalhando para reduzir as emissões de CO2 e fazer a transição para fontes alternativas de energia, a fim de se tornar uma porta neutra em CO2.
“Nosso objetivo é conseguir isso por meio de ambiciosos projetos de transição, usando metanol, hidrogênio, energia eólica etc.
“Queremos ser um teste para a inovação tecnológica que nos ajuda no caminho para um futuro sustentável. Estou, portanto, orgulhoso de que esta tecnologia promissora esteja sendo testada primeiro no porto de Antuérpia. ”
https://www.porttechnology.org/news/antwerp-inaugurates-solar-farm/
Nenhum comentário:
Postar um comentário