2 de dez. de 2019

O cais de olho no Cabeço

Por que os cabeços precisam de maior fiscalização?
No mês passado, se publicou um artigo muito lido que analisava o estado questionável dos cabeços na era dos  grandes navios . Para, Willem van Hoorn, diretor administrativo da Bollardscan.

Porto seguro significa um porto ou abrigo de qualquer tipo que ofereça entrada e proteção seguras da força do tempo durante a permanência dos navios atracados no costado.


As regras e regulamentos de saúde e segurança estipulam que todos os equipamentos em um porto precisam de uma verificação de segurança no intervalo de tempo especificado.

Isso não se aplica ao cabeço de amarração. O fato é que incidentes e acidentes causados ​​por quebra ou cabeços desalojados são assuntos caros , podem chegar a milhões de dólares. Se, por exemplo, uma linha de cruzeiro decide não visitar um porto por um período de tempo devido a um acidente, as perdas comerciais são de grande alcance. Foi apenas no início deste ano que a OMI discutiu o tema cabeços.

As mudanças provavelmente afetarão apenas os cabeços de amarração dos navios e os sistemas de amarração a bordo antes que sejam tomadas medidas em terra.

Através dos tempos, o cabeço de amarração tem sido o principal meio de manter os navios em segurança na beira do cais . Os cabeços não mudaram muito de tamanho ou aparência, daí o fato de que os cabeços antigos do início dos anos 1900 ainda estarem em uso. Obviamente, a qualidade das linhas de atracação entra na equação. Nos últimos 40 anos, os navios aumentaram de tamanho, enquanto os portos existentes não fizeram muito para melhorar o cais e / ou os cabeços de amarração para acomodar com segurança esses navios.

As únicas melhorias visíveis ao longo dos anos foram os novos sistemas de defensas. No entanto, a instalação retrospectiva geralmente coloca em risco a ancoragem dos cabeços, como resultado de erros de projeto.

De volta ao cabeço de amarração.  enferrujados velhos instalados há muitos anos ainda podem oferecer um ponto de amarração seguro, desde que haja uma verificação da integridade . Essa verificação pode ser feita de várias maneiras. A principal delas é uma verificação regular por pessoal do porto treinado. O que não será revelado por um teste visual são os problemas estruturais subjacentes. O outro mais elaborado é um teste não destrutivo (NDT), em que o cabeço de amarração total e sua ancoragem são submetidos a um teste. Esse tipo de teste revelará problemas nos cabeços antigos e novos. Os problemas encontrados nos postes de amarração mais antigos se devem ao uso ao longo dos anos. Nos cabeços recém-instalados, encontramos uma falta de instruções por parte do fornecedor e um entendimento de técnicas de instalação pelo contratado.

Quais são as causas principais que tornam um cabeço de amarração impróprio para um propósito? Negligência de manutenção, sobrecarga do cabeço de amarração com muitas linhas excedendo a carga de trabalho segura da amarração. Colisões não declaradas com veículos dirigindo no cais.
Essas causas podem ser removidas? Sim elas podem. Se a equipe de atracação for informada sobre como manter seu local de trabalho, ou seja, a manutenção do cais, limpa e em boas condições de funcionamento, estiver marcada, adequadamente com um número e uma carga de trabalho segura e adote os planos de atracação no nível correto de SWL, mantenha um registro no uso do poste de amarração e incidentes.

A melhor maneira de testar os cabeços será sempre um ponto de discussão. Por que carregar teste se o cabeço  é testado quando um navio está atracado nele? O equipamento de teste de carga é pesado e não permite que você teste em locais remotos. O teste de carga fornecerá uma resposta para os problemas subjacentes? Se o cabeço quebrar, você terá custos adicionais indesejados! O teste de integridade fornece uma resposta aos problemas subjacentes, ações corretivas simples podem ser realizadas após o teste .
A seguradora afirma que e  apropriado realizar testes não destrutivos para verificar a força dos cabeços de amarração.

https://splash247.com/why-do-bollards-need-greats-scrutiny/?fbclid=IwAR3mjNR23PHbe3Aqn1lHXuslu_xQhs7tgH00XCxgQau1LTZXkRjKGtLWlt0



Nenhum comentário:

Postar um comentário