30 de dez. de 2019

Que 2019 que venha 2020

Foram tantas noticias e historias que la vamos nos .
Participação no seminário "Setor Portuário: Desafios para o Futuro",  no auditório da Autoridade portuária do Porto de Valparaíso,o  encontro foi destinado a promover o processo de diálogo e discussão dos atuais  regulamentos portuários no mundo e  conhecer a experiência dos países latino-americanos e no Foro internacional Modernización en los Puertos: El Gran Desafio Para Los Trabajadores Portuarios.?Investigación en Seguridad y Salud em los Puertos? em Talcahuano ,Chile  ,ambos  eventos   contaram  com as    palestras da Professora doutora Carla Diegues ,Professora Doutora Fátima Queiroz ,João Renato e Lenin Braga .
  V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário , com o trabalho "Descarga de enxofre no porto de Santos:Analise e proposição para a transformação do trabalho dos estivadores " de Maria de Fátima Ferreira Queiróz ,Alexandre Campos Silva ,João Renato ,Reinaldo Nascimento,Acácio Pereira de Macedo  Neto e Mauro Mariano de Assis .

 IX Congresso de la ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA de Estudios del Trabajo 
na Universidade  Nacional de Colombia, no auditorio Juan Carlos Celis Ospina  e na Universidad del Valle com a aprestação "Perspectiva Histórica do Trabalho dos Estivadores no Porto de Santos-Brasil: a transformação do trabalho em contexto neoliberal " de Maria de Fátima Ferreira Queiróz ,João Renato  e Mauro Mariano de Assis . 
V Congresso Acadêmico da Unifesp. Projeto "Vozes do Cais".  Gabriele Nascimento 

 A Entrevista Quem paga a conta?. Valor Econômico - Valor Setorial -Portos, São Paulo, p. 42 - 43, 17 out. 2019.Fonseca, A. ; DIEGUEZ, C. R. M. A. ; QUEIRÓZ, M. F. F. .
IV Congresso de História do Trabalho-Portugal- III Conferencia do Observatório para as condições de Trabalho e vida , Novembro  " A Jornada de Trabalho nos Portos: intensidade do labor e saúde dos estivadores. "QUEIRÓZ, M. F. F.; LARA, R. ; NUNES, J. R. S. ; Nunes, L. 
A Professora e doutora Fátima Queiroz participou da  8 General Assembly do IDC em Lisboa , junto a  estivadores de todo mundo  e estudiosos do tema ,num evento  de grande  interesse profissional e social da comunidade portuária , onde se debateu questões relativas ao respeito  social  ,trabalho seguro e saudável  e o impacto da automação  para  os Dockers, estibadores ,estivadores , longshoreman e trabalhadores portuários ,sendo a sinergia destes   temas  um imenso desafio a ser superado por todos .
E o I seminário do programa Vozes do Cais  " O trabalho portuário e o protagonismo dos estivadores do porto de Santos na UNIFESP ,Campus baixada santista  "que contou com a presença da banda Futurafrica , Lenim Braga e João Renato e   com organização da professora Doutora  Fátima Queiroz e Gabriele Nascimento . 

 A obra literária e um  produto intelectual   de um objecto material , que transmite  uma relação intima com o mundo portuário .
Porém, é importante frisar que não são do ponto de  vista individual  , mas sim fruto de uma parceria a duas ou trés mãos  para recontar os fatos numa  narrativa mais bela e cativante, passando pela  emoção  dos estivadores e da razão da professora doutora .

Capitulos  A Formação do Trabalhador Portuário no Porto de Santos e no Porto de Antuérpia   NUNES, J. R. S. QUEIROZ, M. F. F.. e  Organização do Trabalho e Saúde do Trabalhador em perspectiva comparada: portos de Santos e Lisboa. QUEIRÓZ, M. F. F.; LARA, R. ; MARIANO, A.  no livro AS METAMORFOSES DO TRABALHO PORTUÁRIO Mudanças em contextos de modernização,
Este livro é dedicado a todas as trabalhadoras e trabalhadores portuários que colaboraram com suas histórias de vida , seu aprendizado e a realização do trabalho na beira do cais e nos navios e guardava características do trabalho de “ofício” . As  transformações de modelo e as mudanças significativas nos recursos tecnológicos na mecanização  da produção, organizado por Maria de Fátima Ferreira Queiróz; Carla Regina Mota Alonso Diéguez .

 O capitulo "O trabalho dos estivadores no porto:configuração do trabalho e vulnerabilidades dos trabalhadores no seculo XX "no livro "Trabalho, questão social e Serviço Social: a autofagia do capital " QUEIROZ, M. F. F. ASSIS, M. M NUNES, J. R. S. 
Este livro procura demonstrar o processo de incivilidade imposto pela teoria da busca da redução de custo a qualquer custo , que precariza grande parte da sociedade , e converte em algo insignificante , descartável e sem valor a força de trabalho, organizado por Edvânia Â. de Souza e Maria Liduína de Oliveira e Silva   
E  os capítulos "Processo histórico das lutas resistências dos estivadores do porto de Santos ,Brasil "QUEIROZ, M. F. F. ASSIS, M. M NUNES, J. R. S. ,"História e Trabalho dos Estivadores do Porto de Lisboa."QUEIRÓZ, M. F. F.; LARA, R.  e  'O Trabalho na Movimentação de Contentores: implicações na saúde dos estivadores portugueses"QUEIRÓZ, M. F. F. no livro  “Don’t Fuck My Job - As lutas dos estivadores: Uma perspetiva Global”  Este livro  procurou, a partir de diferentes perspetivas e com base na experiência de casos concretos, abordar os principais desafios que se colocam hoje ao mundo da estiva e ao setor portuário mundial organizado por Raquel Varela.

Quem passa a virada de ano na praia  celebra  a passagem indo a beira do mar pular 7 ondas e pedir um desejo para cada uma delas.
O ato, uma homenagem aos amigos e as pessoas a quem temos o prazer  e a honra de conviver , uma forma de desejar melhores momentos para o ano que se aproxima e deixar para o passado os problemas do ciclo que se encerra.

E  ha uma amiga  e um amigo que  todo  o ano passo por este ritual e agradeço o prazer de poder  aprender com eles , a  me expressar com respeito e de forma lucida para ser entendido .E sempre pedindo novos desafios para juntos superá-los nos anos que entram  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário