16 de fev. de 2021

Estivadores da Califórnia começam a ser vacinados

 Após repetidos apelos para adicionar os estivadores dos portos de Long Beach e Los Angeles aos grupos prioritários para a vacina COVID-19, as autoridades da Califórnia concordaram e liberaram o primeiro lote de vacinas para os trabalhadores da linha de frente que estão garantindo que a carga continue a fluir. Nos portos. Apesar da escassez da vacina que forçou alguns locais de vacinação em massa da Califórnia a suspender as operações, Long Beach conseguiu distribuir vacinas para as pessoas que trabalham nos portos a partir de 12 de fevereiro.

Os portuários foram agregados aos grupos prioritários que incluem trabalhadores de primeira linha na área médica, idosos e, recentemente, expandidos para outros segmentos, inclusive professores.


A International Longshore and Warehouse Union, ILWU sindicato dos estivadores que representa as pessoas que trabalham no cais, e o retorno do governo com respeito social ao papel vital que os estivadores vêm desempenhando desde março de 2020 para garantir o fluxo de mercadorias pelos portos americanos.


Em meados de janeiro, haviam 694 companheiros testados, positivo para o vírus, enquanto 12 morreram do vírus. Com percentuais alarmantes de testes positivos entre os estivadores de ambos os portos e disseram que centenas de pessoas não se escalavam com medo de serem expostas ao vírus durante o trabalho.

Com o crescente acúmulo de navios esperando na baía de San Pedro por espaço nos terminais sendo responsabilizados em parte pelo vírus, cresciam os temores de que os portos não tivessem o número de trabalhadores disponíveis para acompanhar os volumes.

Ocupantes de cargos públicos eletivos, sindicalistas e executivos portuários se uniram para pedir ao estado que incluísse os estivadores na lista de funcionários da linha de frente para garantir que eles pudessem receber as vacinas o mais cedo possível. A Câmara Municipal de Los Angeles também aprovou uma resolução pedindo ao prefeito que vacine os estivadores.

 As autoridades de saúde de Los Angeles foram simpáticas às preocupações, reconhecendo relatos de disseminação do vírus pela comunidade nos portos. Eles também reconhecem a natureza essencial do trabalho realizado pelos estivadores para manter o comércio em toda a região, mas suas mãos estavam em grande parte atadas pelo estado que priorizou os grupos para vacinação. Além disso, depois de ter experimentado um aumento no vírus nas últimas semanas, Los Angeles, como a maioria das partes dos EUA, estava enfrentando uma escassez da vacina, convocando o governo federal a aumentar a distribuição para as áreas mais afetadas.


Chile


No porto de Val Paraiso,  um local foi cedido para o processo de vacinação dos trabalhadores portuários que prestam serviço ao TPS_Valparaiso, TCVAL e ZEAL os 3 terminais do porto organizado estão sendo vacinados .


Um comentário:

  1. Parabéns as autoridades portuários e a de saúde se preocupando com seus trabalhadores portuários.Estando vacinados tira um peso da comunidade portuária e a de seus familiares.Pois é fundamental para a produtividade dos funcionários.

    ResponderExcluir