28 de fev. de 2021

Maersk se recupera depois de perder contêineres no mar

A Maersk relata que está progredindo na recuperação de seus dois navios, que recentemente sofreram perdas significativas de contêineres no mar. A primeira das viagens interrompidas foi retomada após uma longa operação para estabilizar a carga, enquanto o segundo navio chegou a um porto de refúgio onde a avaliação dos danos e os esforços para estabilizar a carga começarão.

Após três semanas nos terminais APM Lazaro Cardenas, no México, o Maersk Essen partiu em 22 de fevereiro com destino a Los Angeles. Em 16 de janeiro, durante a rota de Xiamen, China, para Los Angeles, Califórnia, o navio encontrou mar agitado próximo ao Havaí. Como resultado, a Maersk relatou que aproximadamente 750 contêineres foram perdidos no mar com um número não especificado de contêineres danificadas, mas ainda a bordo do navio. A MSC, que também consignou cargas para o navio, informou que perdeu 350 contêineres e que a Maersk informou que outros 79 foram danificados, mas ainda estavam a bordo do navio quando ele chegou ao México.

Um total de 178 contêineres foram removidos do Maersk Essen no México e nenhum foi recarregado de acordo com o consultor de reclamações de carga WK Webster. De acordo com seu relatório aos clientes, 50 dos contêineres removidos foram considerados em condições de navegar, enquanto o restante “exigirá que as cargas sejam colocadas em contêineres seguros antes de serem encaminhadas ao destino”, escreve Webster.

A Maersk relata que a viagem para Los Angeles deve levar três dias e, em seguida, o navio entrará na fila para aguardar a entrada no porto. O objetivo é “chegar cedo e estar em posição de atracar APM Terminals Pier 400 Los Angeles antes de sua chegada agendada para 4 de março. A situação está sujeita a alterações com base no número de navios esperando, mas nosso plano é fazer todos os esforços para avançá-la na fila de espera para um ETA anterior ”, escreve Maersk em um comunicado aos clientes.

O Maersk Essen havia sido originalmente programado para chegar a Los Angeles em 28 de janeiro como parte da rotação usual de portos de serviço Pearl: Vung Tau - Hong Kong - Yantian - Xiamen - Los Angeles. A investigação sobre as causas do acidente está em andamento. Webster diz que seu especialista náutico foi capaz de inspecionar locais a bordo do navio, incluindo alguns dos equipamentos de amarração danificados. Além disso, eles estão analisando os dados meteorológicos, o comportamento da embarcação em condições climáticas adversas, a condição da embarcação carregada, o projeto do navio e a adequação dos arranjos de amarração e amarração.

Enquanto o Maersk Essen se preparava para partir do México, o Maersk Eindhoven chegou ao largo de Yokohama, no Japão, como seu porto de refúgio depois que o navio perdeu 260 contêineres ao mar a aproximadamente 45 milhas náuticas do norte do Japão. Ao contrário de outros incidentes recentes, a Maersk está citando como causa a perda de potência de propulsão do motor depois que um sistema de controle automático foi desligado depois de detectar uma queda na pressão do óleo. A embarcação sofreu uma oscilação violenta enquanto o sistema de propulsão estava desligado por três a quatro minutos. Além dos contêineres perdidos, acredita-se que outros 65 ficaram seriamente danificados, mas permaneceram a bordo da embarcação.

O Maersk Eindhoven chegou às águas japonesas e está aguardando liberação das autoridades para trânsito nos Terminais APM Yokohama, terminal de contêineres do Japão em 25 de fevereiro. Após um feriado hoje no Japão, a Maersk espera ser capaz de aprender mais e determinar um cronograma para a reparação da embarcação e continuação da viagem. A empresa afirmou que os danos na embarcação são pequenos e que foi assegurado que todos os materiais de reposição e soldadura poderão ser efetuados no porto.

https://www.maritime-executive.com/article/maersk-recoveing-after-two-boxboats-lost-containers-overboard

Um comentário: