24 de mar. de 2021

Travo o canal de Suez

 Um enorme  contêineiro  bloqueia o tráfego em uma das vias navegáveis ​​mais importantes do mundo.

O Ever Given, um navio de carga de 400 metros de comprimento  estava a caminho da China e se dirigia para Rotterdam, implantado na rota de serviço da empresa para o Extremo Oriente-Europa quando ficou preso em uma das partes mais estreitas do canal.

Este acidente ocorreu em 23 de março, a 6 milhas náuticas da entrada sul do canal, enquanto o navio porta-contêineres seguia rumo ao norte através da hidrovia do Mar Vermelho.

Os rebocadores estão tentando desesperadamente deslocar o enorme navio enquanto um enorme acúmulo de navios se acumula na foz do Mar Vermelho e no Grande Lago Amargo.  O navio, de propriedade da empresa de navegação Evergreen, está parado há mais de 12 horas.

O Canal de Suez é uma das vias navegáveis ​​mais movimentadas do mundo. Sem ele, os navios teriam que navegar por todo o continente africano para ir da Europa à Ásia.

O Canal de Suez permanece bloqueado e o tráfego está aumentando em ambas as extremidades do canal , após o encalhe de um contêineiro de 20.000 TEU operado pela Evergreen totalmente carregado na terça-feira.

“Ainda estamos aguardando informações confirmadas sobre a direção do reboque. O comboio e o tráfego voltarão ao normal em [um] curto espaço de tempo, assim que o navio for rebocado para outra posição ”, dizia o e-mail, que se baseou em informações fornecidas diretamente pela Autoridade do Canal de Suez na manhã de quarta-feira.

O Ever Given não se moveu desde que encalhou 151 km ao norte no Canal de Suez às 0540 horas GMT na terça-feira, virando de lado e causando um backup de quase 100 outros navios.

Várias tentativas de soltar o navio usando rebocadores falharam até agora.

A última atualização da Leth Agencies disse que Ever Given permaneceu aterrado e na mesma posição desta manhã. “Os esforços para reflutuar a embarcação têm sido feitos com a utilização de oito rebocadores, sem muito avanço”, disse.

"O tráfego permanece suspenso sem mudanças novas ou projetadas. Em 1745 horas, recebemos informações de que duas dragas estão em andamento. Espera-se que eles comecem seus esforços por volta das 2000 horas."A Autoridade do Canal de Suez confirmou o incidente dizendo que a causa provável do encalhe foi a falta de visibilidade resultante das más condições meteorológicas devido a uma tempestade de areia que passava pelo país.

.O contrato de salvamento Ever Given é um contrato conjunto entre a Smit e a Nippon Salvage Co, e um Lloyd's Open Form foi assinado.

Não está claro o que causou o encalhe. Os relatórios iniciais sugeriram que Ever Given teve problemas no motor, mas um porta-voz da BSM, os gerentes técnicos da embarcação, confirmou que uma investigação inicial descartou qualquer sugestão de falha mecânica ou técnica.

Evergreen disse que “rajadas de vento de 30 nós” fizeram com que o porta-contêineres se desviasse de seu curso, levando ao encalhe.

“A Evergreen pediu ao armador que investigue a causa deste acidente e trabalhe em estreita colaboração com a Autoridade do Canal de Suez e agências relacionadas para reflotear o navio encalhado o mais rápido possível”, disse o órgão em um comunicado por e-mail.

A BSM não conseguiu confirmar relatos de que a embarcação havia sido atingida por fortes ventos.

As implicações financeiras de um bloqueio prolongado do Canal de Suez são significativas. De acordo com os dados de rastreamento da Lloyd’s List Intelligence, cerca de 165 embarcações representando 13 milhões de dwt estão atualmente esperando em uma das extremidades do canal ou impedidas de sair.

São  41 graneleiros (2,9 m dwt) incluindo seis cabos e 20 panamax e supramaxes. Dois graneleiros

 24 petroleiros de petróleo bruto, incluindo três VLCCs e nove suezmaxes

 33  conteineiros, incluindo quatro de 197.000 dwt-plus (incluindo Ever Given), o que os coloca na categoria de 20.000 TEU.

 16 transportadores de GLP ou GNL

 15 navios petroleiros, incluindo três navios de longo alcance e dois. Eles provavelmente transportarão cargas de 90.000 toneladas de combustível de aviação ou diesel para a Europa ou o Mediterrâneo.

 Oito RoRO de veículos


Os produtos em contêiner representam cerca de 26% do tráfego total de Suez e, em termos de valor, os atrasos serão significativos. Cálculos aproximados sugerem que o tráfego no sentido oeste vale cerca de US $ 5,1 bilhões por dia, enquanto o tráfego no sentido leste vale US $ 4,5 bilhões.

“O navio 199.489 GT foi o quinto no comboio em direção ao norte. Nenhum dos navios anteriores foi afetado, mas os 15 atrás dele foram detidos em ancoradouros esperando a liberação do canal ”, disse o GAC.

Impacto do bloqueio já sendo medido

Sendo um importante centro comercial, as estimativas do bloqueio do Canal de Suez em vários tipos de cargas já estão surgindo. Espera-se que os fluxos de comércio sejam atrasados ​​por dias, já que esforços estão sendo realizados para refazer o Ever Given e permitir a passagem de outros navios. Devido a  expectativa atual  que demore cerca de 2 dias para desobstruir o canal, o que causará um atraso de 110.000 TEU de carga.

Isso pressupõe que cerca de 55.000 TEU de carga da Ásia para a Europa passam pelo canal diariamente.

O atraso causará um pico de carga nos principais portos da Europa, pois agora chegará ao mesmo tempo que a carga que chega normalmente alguns dias depois, explicou Jensen.

“Em outras palavras, isso aumenta o risco de vermos congestionamentos nos portos europeus daqui a uma semana”, acrescentou.“Além disso, atrasa simultaneamente o movimento de 55.000 TEU de contêineres de volta para a Ásia por dia - adicionando mais atrasos na obtenção de contêineres vazios disponíveis na Ásia.”

Uma alternativa ao canal é o redirecionamento de navios para o Cabo da Boa Esperança, que estende as viagens da Ásia à Europa por mais uma semana. No entanto, as grandes companhias marítimas teriam de acelerar seus navios e seriam confrontadas com contas de bunker mais altas.

A maior empresa de transporte de contêineres do mundo, Maersk, disse que tem quatro navios no sistema de canais:

North Bound

1) Maersk Denver - Serviço MECL - Próximo porto Algeciras e depois América do Norte

South Bound

2) Maersk Esmeraldas - AE1 - Próximo porto Salalah, depois Vung Tau

3) Maersk Saigon - TP11 - Próximo porto Tanjung Pelepas, depois Laem Chabang

4) Gunde Maersk - TP12 - Próximo porto Salalah, depois Colombo

“A Maersk Saigon tem a capacidade de cobrir um atraso de pouco mais de dois dias para a chegada pontual na Ásia, enquanto os outros três navios enfrentarão atrasos adicionais imediatos”, disse James Wroe, Chefe de Operações de Navios da Ásia-Pacífico, em um comentário.

“A cada hora que passa, o acúmulo no canal aumenta, colocando mais tensões nas linhas de abastecimento que já estavam sem amortecedores.

“As últimas notícias indicam que uma equipe externa de salvamento deve ser nomeada, então estamos observando de perto e em contato regular com a Autoridade do Canal de Suez por meio de nossa equipe do Sul da Europa.”

https://www.9news.com.au/world/suez-canal-stuck-vessel-ship-ever-given-egypt-shipping-news-rotterdam-china/c22d777b-5a69-489c-ad08-39adedf6e294?fbclid=IwAR0Y8vly7LnG2TyeYSyf2ixt_-ATLyysVuZnMEU-WGs7x33yUFX3s7MztNY

https://lloydslist.maritimeintelligence.informa.com/LL1136229/Suez-Canal-remains-blocked-despite-efforts-to-refloat-grounded-Ever-Given

https://www.offshore-energy.biz/one-of-the-worlds-largest-containerships-blocks-suez-canal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário