28 de jul. de 2023

56.a Convenção ILA dos Estivadores da costa Leste

 O evento ocorreu em Hollywood, Florida, no Diplomat Hotel do dia 23 a 27 de julho de 2023.

A 56ª Convenção iniciou-se na segunda-feira com a presença de mil delegados e uma centena de convidados para debater e explanar sobre os mais variados temas de interesse da comunidade portuária americana e mundial.

 


O presidente da ILA, Harold Daggett, bateu o martelo com o discurso inicial.

“Cada vez mais, sinto fortemente em formar e liderar uma aliança global, armada com a arma para entrar em greve, juntos e mostrar a empresas como a Maersk e ao mundo nossa força”, e disse. “Se empresas estrangeiras como Maersk e MSC tentarem substituir nossos empregos por automação, elas receberão um lembrete doloroso de que os estivadores trouxeram são os responsáveis por estas empresas estarem onde estão hoje.

Em um discurso de uma hora que foi interrompido repetidamente por aplausos.

“Foi um inferno e uma guerra, e nossa força de trabalho da ILA era verdadeiramente os heróis da linha de frente da América. Saúdo cada um de vocês e todos os estivadores que representamos em nossos portos de origem. Quando você voltar para casa após esta convenção, diga a toda a nossa família ILA como estamos orgulhosos deles.”

“Irmãs e irmãos, nós, como organização, mostramos ao mundo o quanto somos importantes durante uma paralisação global”, “Não se engane, foi você quem manteve a América à tona durante uma crise global e nacional. Você manteve nossos portos operacionais e se tornou a linha de vida que nos conectou ao resto do mundo, preenchendo a lacuna entre demanda e oferta.”

“Estou cansado da mídia e de alguns membros do governo culpando o ILA ou o ILWU quando as negociações não estão indo bem”, declarou Daggett. “Nós dois somos acusados de não negociar de boa-fé ou acusados de desaceleração. Ninguém nunca relata como as empresas estrangeiras estão enfrentando o trabalhador americano!”

“Os dias dos acordos de cavalheiros acabaram para mim. De agora em diante, queremos uma linguagem rígida, e qual é a verdadeira intenção dessa linguagem, por escrito, porque depois que um contrato é assinado, todo mundo de repente fica com amnésia.”

“Uma sociedade justa e justa prospera quando recompensamos o trabalho duro e, para mim, é uma questão de princípio, e agora é a nossa hora! Espero e rezo para que tenhamos o seu apoio (USMX).

Concluindo “Não seremos silenciados; não vamos ser quebrados. Daremos um salto adiante, não apenas para nós mesmos, mas em homenagem aos guerreiros do passado e para as gerações vindouras. Deixe nossa voz coletiva ecoar pela história, lembrando ao mundo que a força do trabalho pode mover montanhas e moldar o destino das nações. Que todos os trabalhadores marítimos caminhem lado a lado, abrindo caminho para um futuro mais brilhante e próspero.

“Hoje vamos deixar esta casa de trabalho mais unida do que nunca e vamos mostrar ao mundo mais uma vez que a solidariedade é o caminho para a vitória!”

Além dos delegados da ILA da Costa Leste e do Golfo dos Estados Unidos, região dos Grandes Lagos, Canadá e Porto Rico; pela primeira vez, o ILA receberá delegados das Bahamas. Estivadores das Bahamas filiados há ILA no ano passado.

Além de líderes sindicais dos estivadores do International Longshore and Warehouse Union ILWU , Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF) .do Conselho Internacional dos Estivadores (IDC) e estivadores da África, América Latina, Asia e Europa.

Oradores



Joe Biden é o 46.º e atual presidente dos EUA.

- Clayola Brown, a presidente nacional do Instituto Philip Randolph, disse que a ILA é a melhor união para a inclusão que ela já viu. "Eu sei o que o ILA tem feito na comunidade de cor ao longo de todos estes anos. ”


- Clayola Brown recebeu um cheque de doação de 25.000 dólares da ILA para o Instituto Philip Randolph.

- Jonathan Daniels, o Chefe do Executivo e Diretor do Porto de Port Everglades, Florida, mencionou que ele quer criar novas oportunidades de emprego para os homens e mulheres da ILA.

- John Nardi, presidente da Associação de Navegação de Nova Iorque e Nova Jersey, discutiu o que mudou desde a última convenção e o que não mudou. Em relação à automação, ele disse: "Se o desempenho e a produtividade estão lá, não há necessidade de automação!

Dennis Daggett, vice-presidente executivo da ILA, "Ninguém vai interromper a nossa missão de fornecer poder e representação em todo o mundo. ” "Uma lesão para um é uma lesão para todos. ” "Queremos linguagem couraçada e a intenção real dessa língua por escrito. Anos depois de assinarmos o contrato, as pessoas ficam com amnésia. ” "Estamos a chegar com tudo o que temos no nosso arsenal. Mostrámos ao mundo o quão importante é o trabalho que fizemos [durante o covid] e agora é a nossa hora de recebermos o pagamento. Aumentos de dois e três por cento não vão chegar desta vez. Nossa filiação merece mais. E se não conseguirmos, vamos estar a chegar a essas ruas. ”

O governador Murphy do estado de Nova Jersey disse: "Vamos dar-lhes uma luta com Harold na liderança e eu mesmo ao teu lado. Eu prometo-te. ”

Alan Robb, presidente do Atlântico Sul e do Distrito da Costa do Golfo, "Não se enganem sobre isso, nós vamos fazer história. Não me refiro apenas ao ILA. Vamos fazer história do trabalho. ” Ele também falou sobre ser melhor internamente como uma organização. "85% mais ou menos do que fazemos é resolver a resolução de conflitos internos. Consegues imaginar o quão poderíamos ser se esse número descesse para 5%? ”

Willie Adams “Somos trabalhadores essenciais desde o início da ILA e da ILWU. ” "Eu direi, e adverto os empregadores.... Não nos leve muito leve. Não o faças. ” "És um tesouro nacional pelo qual vale a pena lutar e pelo, qual vale a pena morrer. Deus abençoe o ILA. ”



Paddy Crumlin, o presidente da Federação Internacional dos Trabalhadores dos Transportes (ITF) fez um discurso ardente sobre a história da união, a sua importância no mundo e como temos força em números quando nos unimos em todo o mundo.

Jordi Aragunde, o Coordenador Internacional do Trabalho do IDC, está a liderar a luta pelo IDC. Nsta semana, o ILA angariou meio milhão de dólares para o IDC.

Paul DeMaria, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Operações da USMX, disse que a USMX está empenhada em obter um novo Contrato Coletivo e empenhada nas negociações locais que se seguem.

Benny Holland, Vice-Presidente Executivo Emérito da ILA, pediu aos delegados da ILA que levassem esse plano de jogo de volta para os seus membros.


Uma coisa e certa 

Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo. A paz começa quando o estivador e o trabalho  portuário são tratados com respeito. Na beira do cais aprendemos com os mais velhos a lutar pela classe com os companheiros de lingada e ensinamos os novos a ter dignidade e as conquistas são reflexos desta cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário