7 de dez. de 2023

Plano de Formação 2024 para os estivadores

 A direção e os membros do conselho de empresa do Centro de Emprego Portuário de Valência CPEV aprovaram o plano de formação 2024 dirigido aos mais de 1.500 estivadores do porto de Valência. Desta forma, apesar das limitações impostas pela atual situação de incerteza com uma queda considerável do trânsito comercial e um contexto económico complicado, o CPEV esforça-se por manter a formação dirigida às novas especialidades, à requalificação anual e às relacionadas com a prevenção de segurança do trabalho e o inglês.

Assim, quanto aos cursos destinados a novas especialidades, estes serão adaptados às necessidades dos operadores portuários para que determinadas especialidades possam finalmente ser incrementadas face ao plano inicial. Assim, está prevista a realização de cursos de elevadores/contêineres; máfi; pá; coletores; suporte de veículos; van e conferencia de carga.

Além da formação para novas especialidades, o CPEV realizará também ações de requalificação, das quais beneficiarão os estivadores que regressem à especialidade após afastamento prolongado, bem como ações de formação sobre prevenção de riscos profissionais que abrangerão todas as especialidades, bem como além de cursos de inglês para supervisores, contramestres gerais e conferentes, com um total de 107 vagas.

O Centro de Emprego Portuário de Valência, de acordo com os seus estatutos atuais, é uma Empresa de Trabalho Temporário, específica do setor portuário que tem por objeto social a cedência temporária de estivadores e o desenvolvimento de atividades de formação de trabalhadores que garantam um nível adequado de profissionalismo, aconselhamento e consultoria de recursos humanos.

Em 2023 mais de 250 estivadores realizaram no último trimestre a requalificação em operadores de caminhão guindaste, mafi, empilhadeira, RTG e portêiner . Além da formação em inglês, primeiros socorros e segurança do trabalho e viária.

Uma característica destes cursos é que incluem sessões prévias em dois simuladores disponíveis no Ogmo do porto de Valência. Estes simuladores foram desenhados e construídos pelo Laboratório de Simulação e Modelação (LSyM) da Universidade de Valência. O investimento social por estivador nos cursos de especialização, como operador de porteiner ou mafi, varia entre 22 mil e 8 mil euros.

A Coordinadora Valência, sindicato dos estivadores a formação e resultado de negociações e esforços contínuos que contribui para o crescimento e desenvolvimento da comunidade portuária valenciana.

https://www.naucher.com/el-centro-portuario-de-empleo-de-valencia-aprueba-el-plan-de-formacion-para-2024/

https://www.diariodelpuerto.com/maritimo/el-centro-portuario-de-empleo-de-valencia-aprueba-su-plan-de-formacion-2024-JN17837943

https://www.elestrechodigital.com/2023/12/05/el-centro-portuario-de-empleo-de-valencia-aprueba-un-ambicioso-plan-de-formacion-para-2024/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário