16 de jul. de 2009

Açucar Demarara

O açúcar é uma forma possível dos hidratos de carbono; a forma mais comum de açúcar consiste em sacarose no estado sólido e cristalino. É usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos .
É produzido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba.
Açúcar demerara é um tipo de açúcar cristal, mais escuro .Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.
Adoça menos que o refinado, mas é mais doce que o mascavo. Passa pelo processo de secagem o que quer dizer que o produto perde água e concentra mais o doce. Pode substituir o refinado mas altera o sabor dos alimentos.

Acredita-se que a domesticação da cana-de- açúcar (Saccharum officinarum) tenha ocorrido na Nova Guiné ou na Indonésia, de onde se espalhou mundo afora.
Diz a lenda que o açúcar sólido, obtido pela evaporação da garapa, foi descoberto
na Índia no século III.
Mas a arte de refinação pode ter nascido no Egito, por volta do ano 1000 d.C.
A cana chegou ao Brasil no século XVI. Nos períodos iniciais da colonização, a cultura canavieira foi o sustentáculo do Nordeste.
Produzia-se basicamente açúcar mascavo, mais bruto.
Mas, no fim do século XIX e início do XX, se passou a produzir também o cristal e o demerara, utilizados principalmente para abastecer o mercado interno.
Hoje, o açúcar brasileiro é exportado na forma de demerara (raw sugar), para que a finalização ocorra nas refinarias dos importadores.
O processo de fabricação do demerara é quase o mesmo do açúcar cristal, mais comum no mercado, após o refinado: moagem, peneiramento, adição de cal para purificação, aquecimento, filtragem, decantação, evaporação, cozimento, centrifugação e secagem, o que resulta em cristais de coloração caramelo.
O demerara não passa por sulfitação, ou seja, adição de dióxido sulforoso, para clarear a solução. Como o cristal e o refinado, porém, tem lavagem com leite de cal para extrair o máximo das impurezas.
O teor de sacarose no demerara é de 98,5%, quase o mesmo do açúcar cristal.
Ambos costumam ser usados da mesma forma, especialmente quando pode ser derretido com o calor ou diluído com o tempo.
Adoçar o café ou um suco com às vezes é complicado, porque o tempo e o calor não são suficientes para dissolvê-lo. Mas é ótimo para caldas, bolos, caramelos, pudins, compotas, licores. Em bebidas ou pratos frios, o refinado dilui-se mais fácil.
100 g de açúcar demerara contêm:
§ Vit. B3 - 0,090 mg Cálcio - 85 mg Cobre - 0,35 mg Ferro - 2,18 mg Magnésio - 61,3 mg Fósforo - 25,4 mg
§ Potássio - 344 mg Sódio - 44 mg Zinco - 0,036 mg Calorias - 387 Proteínas -
0 Glicídios - 99,9 g Fibras - 0 Vit. B1 - 0 mg Vit. B2 - 0,020 mg

As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo.
A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está.
A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento.
Apesar desses aditivos deixarem o produto claro, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes.
Só para dar um exemplo, em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo,
existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e
346 miligramas de potássio.
Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.
A matéria-prima do nosso açúcar,
, é a cana. Antes de chegar à nossa mesa, a planta passa por diversas etapas de fabricação. Primeiro, ela é moída para extrair o caldo doce.
Depois, começa a purificação, em que o caldo é aquecido a 105 ºC e filtrado para barrar as impurezas.
Em seguida, o caldo é evaporado, vira um xarope e segue para o cozimento, onde aparecem os cristais de açúcar que a gente conhece.
Por último, os tipos mais brancos de açúcar ainda passam pelo refinamento, quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto.
O resultado final é o açúcar em cristais, mas, se você moldar e comprimir os cristais com xarope de açúcar, dá para fabricar açúcar em torrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário