23 de jul. de 2009

Uma das Principais ferramentas da logistica

Uma das principais ferramentas da logística
é o WMS, Warehouse Management System, sistema de automação e gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção.
O WMS é uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazéns.
Um sistema do tipo chamado Warehouse Management System (WMS), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, é uma parte importante da cadeia de suprimentos
(ou supply chain) e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazéns.
O sistema também dirige e otimiza a disposição de "put-away" ou colocação no armazen, baseado em informações de tempo real sobre o status do uso de prateleiras.
(Donath, 2002, p. 134)
Cross-docking e um sistema de distribuição, no qual a mercadoria recebida num armazém ou centro de distribuição, não sé estoca mas onde e distribuida, o mais rapidamente possível, preparada para o carregamento e para a distribuição ou expedição a fim de ser entregue ao cliente ou consumidor.
Mais direto, o cross docking é a transferência ou movimento dos produtos ou mercadorias do ponto de recebimento ou recepção, directamente para o ponto de expedição e entrega, com tempo em stock limitado ou se possível nulo, permitindo que os responsáveis pelos centros de distribuição, se concentrem no fluxo de produtos ou mercadorias e não na armazenagem das mesmas.
O cross docking pelas razões apontadas acima também é conhecido por sistema de distribuição “flow through”.
O sistema tradicional de processamento de mercadorias em armazéns e ou centros de distribuição é um sistema que se caracteriza por uma “desorganização controlada” onde frequentemente os serviços decorrem de forma desarticulada, sem organização e com custos mais operacionais mais elevados, ou seja a prestação de um mau serviço.
A técnica cross docking surge como uma evolução em todo o processo logístico em parte contribuindo para a complexidade da máquina logístico e dai a necessidade da sua gestão, mas permitindo a realização das actividades de uma forma mais eficaz.
Será importante referir que o objectivo é fazer a transferência de mercadorias o mais rápido possível o que não implica que o tempo que as mesmas estão no centro de distribuição não seja importante como alias se vai poder verificar já de seguida, por mais curto que seja este período de tempo este será de grande impotência.
A grande diferença entre o modelo tradicional e o cross docking é que no modelo tradicional as mercadorias chegavam e eram armazenadas até solicitadas pelos clientes, a produção era realizada para stock e empurrada para o cliente, no cross docking as mercadorias chegam
just in time” na medida que o cliente já as solicitou ou esta em vias de as solicitar, pelo que são imediatamente processadas e enviadas, eliminando assim a necessidade de armazenagem.

Um WMS operacional significa que a empresa depende menos da experiência das pessoas, uma vez que o sistema tem inteligência para operar o sistema.
Os sistemas WMS utilizam tecnologias de Auto ID Data Capture, como código de barras, dispositivos moveis, redes locais sem fio e possivelmente RFID para monitorar eficientemente o fluxo de produtos.
Uma vez que os dados tenham sido coletados, é feita uma sincronização com uma base de dados centralizada. O banco de dados pode então ser usado para fornecer relatórios úteis sobre o status das mercadorias no armazém.
Na implementação de um WMS devem ser considerados todos os custos, para além dos custos do equipamento e programas informáticos.
A implementação de um WMS permite obter uma elevada confiabilidade e minimizar o risco por parte da empresa.
Eliminação de reclamações por parte dos clientes pois agiliza na optimização do espaço para armazenagem,melhoria da produtividade e uma enorme vantagem competitiva.

2 comentários: