28 de nov. de 2009

Dicionario Logistico C1

CABEÇO -Coluna de ferro de altura reduzida encravada à beira do cais ou junto à borda de uma embarcação para nela se amarrar as cordas que mantêm o navio atracado, junto ao cais.
Cabotagem - Navegação costeira que tem lugar entre portos de um mesmo país ou região.
Cábrea - Equipamento usado em portos para levantar grandes cargas pesadas
ou materiais em obras, e que consta de 3 pontaletes unidos no topo onde recebem
uma roldana por onde passa o cabo.
Cábrea flutuante - Embarcação sobre o qual se instala uma cábrea, para embarcar ou desembarcar grandes pesos de navios e de outras embarcações.
Calado - profundidade em que cada navio está submerso na água. Tecnicamente é a distância da lâmina d'água até a quilha do navio ou a profundidade dos canais dos portos
.CAPATAZIA - serviço utilizado geralmente em portos e estações/terminais ferroviários, onde profissionais ,trabalhadores portuários avulsos,executam o trabalho de carregamento e descarregamento, movimentação e armazenagem de cargas.
CARGA FRIGORIFICADA e a carga que necessita ser refrigerada para conservar as qualidades essenciais do produto durante o transporte, tais como frutas frescas e carnes.
CARGA GERAL embarcada e transportada com acondicionamento ,
com marca de identificação e contagem de unidades. Pode ser solta (sacarias, fardos, caixas de papelão e madeira, engrada- dos, tambores, etc) ou unitizada (agrupamento de vários itens, distintos ou não, em unidades de transporte).
CARGA À GRANEL é aquela que não é acondicionada em qualquer tipo de embalagem.
Os granéis são cargas que necessitam ser individualizadas, subdividindo-se em granéis sólidos e graneis líquidos. São graneis sólidos: os minérios de ferro, manganês, bauxita, carvão, sal, trigo, soja, fertilizantes, etc. São granéis líquidos: o petróleo e seus subprodutos, óleos vegetais, etc.
Carga on line -Sistema de controle on line de caminhões de granéis com destino aos terminais públicos e privados, além de controle de programação de caminhões por terminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário