24 de dez. de 2011

O TPA pede ao bom Velhinho

Marinha pretende investir em programa de ensino marítimo
A Marinha do Brasil pretende oferecer, em cerca de dois anos, mais oportunidades de qualificação profissional aos trabalhadores portuários e marítimos que atuam em Santos.
A afirmação foi feita pelo comandante do 8 o Distrito Naval, vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, durante as comemorações da Semana da Marinha, na última terça-feira, na Capital. Segundo o comandante, será construído um prédio anexo à atual sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), entre os armazéns 27 e 29 do complexo santista.
No local, serão oferecidos cursos visando preparar os trabalhadores para atender a demanda do Porto.
“A Marinha instalou uma nova capitania (sede), que ainda será complementada por outras obras, de modo a melhorar a parte do ensino profissional marítimo. Haverá salas de aula, auditório. 
Já está nos nossos planos e vamos, sim, perseguir essa meta”, afirmou.
Trabalhadores portuários terão novas salas de aula no Cais da Marinha .
A nova sede da CPSP foi inaugurada em março do ano passado.
No entanto, as aulas para os portuários avulsos continuam sendo ministradas no Núcleo de Apoio às Atividades da Capitania, na Avenida Conselheiro Nébias e na Instalação de Apoio à Capitania, na Avenida Afonso Pena, em Santos
“Os locais atuais são adequados, mas queremos concentrar tudo em um prédio novo e moderno, com todas as facilidades de ensino e conforto que os trabalhadores merecem”, disse o comandante, que vê a mudança como um dos principais objetivos da Marinha para os próximos anos quando o assunto é o Porto de Santos.
“Vamos dar um incremento tendo em vista o aumento da atividade marítima do Porto, destacou. 
A transferência dos cursos para a sede da Capitania já havia sido ressaltada pelo comandante da Marinha, o almirante de esquadra Júlio Soares Neto, durante visita a Santos em julho último.
Na ocasião, ele também mencionou a mudança do departamento de saúde para o prédio da Marinha no Porto.Para o almirante, “a Capitania tem que crescer, já que Santos está crescendo com a vinda da Petrobras, como pré-sal”.Com certeza toda iniciativa que tenha como meta a qualificação profissional e social do trabalhador portuário avulso será aplaudida.
Espero que a marinha do Brasil ouça mas os trabalhadores portuários  na relação aos cursos desejados para cada porto , claro que seguindo a necessidade e planejamento de crescimento .
Abaixo segue alguns cursos do quadro da marinha que os trabalhadores portuários  pedem de presente de Natal ao bom velhinho.

Programa de Desenvolvimento Portuario PDP é um projeto da  Organização Internacional do Trabalho – OIT em conjunto com o governo federal da Holanda e  três universidades européias,  cuja filosofia é o aperfeiçoamento da mão-de-obra Portuaria   .

C1.1 - Operações do Terminal de Contêiner 
C1.2 - Operações de Carga e Descarga da Navio de Contêiner
 C1.3 - Operação de Transferência no Cais de um Terminal de Contêiner 
C1.4 - Operação no Pátio de Contêiner
 C1.5 - Operação de Recepção / Entrega no Terminal de Contêiner C1.6 - Operações da Estação de Estufagem / Desestufagem de Contêiner
C2.2 - Plano de Carga de Navio Porta-Contêiner 
C2.3 - Sistemas de Amarração de Contêiner
C2.4 - Programa de Trabalho do Terminal de Contêiner
C3.3 - Inspeção de Contêiner 
C3.4 - Estufagem de Mercadorias em Contêiner: Planejamento
C3.5 - Estufagem de Mercadorias em Contêiner:
C4.2 - Trabalho Seguro a Bordo de Navios Porta Contêiner
P3.1 - Manuseando Cargas Perigosas nos Portos
S1.1 - Supervisor do Porto: Status Organizacional
 S1.2 - Supervisor do Porto: Tarefas e Deveres
S1.3 - Supervisor do Porto: Habilidade de Supervisão 
S1.4 - Supervisor do Porto: Atributos Pessoais
S2.1 - Supervisão da Descarga e Carga do Navio Porta Contêiner S2.2 -Supervisão da Operação de Transferência no Cais do Terminal de Contêiner 
S2.3 - Supervisão das Operações no Pátio de Contêiner
S2.4 -Supervisão da Operação de Recepção/Entrega no Terminal de Contêiner 
S2.5 - Supervisão das Estações de Estufar/Desestufar Contêineres.

Espero que o bom velhinho sensibilize os Almirantes desse Pais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário