12 de nov. de 2014

O que ha no Treinamento Portuario

O elemento humano é o ponto mais critico  nas operações portuários.
O processo de capacitação é fundamental para o sucesso de uma organização, pois ele ajuda a alinhar os objetivos, pois o mercado exige profissionais treinados e com requalificação diária .
O treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria ,sendo o processo de colocar o elemento humano na altura da tarefa que ele irá desempenhar.
O desenvolvimento é o processo de longo prazo que engloba o treinamento, a carreira e outras experiências, e que visa aperfeiçoar as capacidades e as motivações e no  potencial das pessoas e a capacidade delas reagirem diante dos fatos.
A aprendizagem é um processo de modificação relativamente constante nos conhecimentos, habilidades, crenças, atitudes ou comportamentos, produzida pela experiência. 
Para que possam reagir em situações sem nenhuma estruturação.
Ao Refletir, a evolução da agilidade nos portos ,às teorias gerais de modernização  ao chegar à concepção da mecanização , pois o homem ainda tem seu papel  coloca-a no centro da discussão , as fortes transformações sociais e culturais, ocorridas nos últimos tempos. 
Insere aí, o sentido e o valor da Educação  quem não foi ate o momento uma prioridade  nas cotações dos  responsáveis pelos investimentos.

Chama atenção para o papel do 
Programa de Desenvolvimento Portuário PDP da OIT  nos cursos voltados para os terminais de Contêiner .E com a lei LEI Nº 12.815, DE 5 DE JUNHO DE 2013. E a Convenção no 137 e Resolução 145 da Organização Internacional do Trabalho - OIT. 

Os  fabricantes de equipamento Portuários  podem ajudar com a provisão de cursos de formação de instrutores ou multiplicadores e de simuladores do equipamento.
As crescentes necessidade para o aumento da produtividade garantido na máquina afetaram as estratégias do equipamento portuário  manufaturado em maneiras incontáveis.
O objetivo principal da simulação é estimular a capacidade, as necessidades dos recursos como
( Porteineres ,MHCs,guindastes, Pontes rolantes,ship louders,carretas, empilhadeiras,Rtgs ,retro escavadeiras e tratores).
Esta técnica permite que a geração de diversas encenações com configurações portuárias diferentes (políticas da disponibilidade de recurso e da capacidade, da chegada e do tempo de serviço) a fim avaliar resultados potenciais diferentes.
Soluções em Simulações baseadas no treinamento de operador de equipamento , fornecem um ambiente que conduz  às habilidades essenciais no desenvolvimento, segurança e na redução dos custos em treinamento.
E uma solução integral de treinamento para melhor preparar os operadores em para futuros desafios .
Os simuladores na operação portuária se tornou  um importante instrumento pedagógico  uma solução ideal para o treinamento e o refinamento das habilidades em ambientes virtuais interativas; exposições em altas resolução e controles reais; dados em tempo real; gráficos 3D de 360 graus; ajustes ambientais variáveis de condições meteorológicas.
Podendo praticar as situações difíceis ,possíveis avarias , fogo, fumaça,rompimento de amarras e aprender instintivamente como reagir quando o inesperado acontece.

Redução de custo.
 Seu retorno e sentido na redução nas horas paradas na manutenção pois torna operadores mais sensíveis as necessidades do equipamento .
 Os simuladores não substituirão o tempo no equipamento real, mas podem determinar uma maior sintonia no quesito  homem maquina na busca da produção ideal e segura.
Mesmo Santos que tera em breve um novo centro de simuladores  do Senai se espera a cooperação com o Cenep , para a requalificação dos trabalhadores do PORTO Santista , esta uma das maiores preocupações dos empresarios paulistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário