A Kalmar, empresa que integra a Cargotec, firmou com a Yara uma parceria na qual se comprometeu a fornecer equipamentos, software e serviços totalmente autónomos para a edificação de uma solução exclusiva de movimentação de conteineres totalmente digitalizada nas instalações da Yara em Porsgrunn, na Noruega.
Terminal do futuro: rumo ao ideal ecossistema de ‘zero emissões’
Desta forma, todas as operações que envolvam o navio autónomo e eléctrico Yara Birkeland (destinado ao transporte de conteineres) serão levadas a cabo num ecossistema totalmente eficiente de ‘zero emissões’. O pedido foi registado no segundo trimestre de 2018 e a entrega está prevista para ser concluída durante o segundo trimestre de 2020 para a movimentação de contêineres no cais de Porsgrunn, na Noruega, para a empresa de fertilizantes e armador Yara. Isso significará que todas as operações necessárias relacionadas à primeira embarcação de contêineres autônoma e elétrica do mundo, a Yara Birkeland, serão conduzidas de maneira totalmente automatizada e com emissões zero .
A embarcação é uma colaboração entre a empresa agrícola norueguesa Yara e Kongsberg, a DNV GL, a Marin Teknikk, a SINTEF Ocean e as autoridades marítimas e portuarias norueguesas. A Kongsberg é responsável pelo desenvolvimento e fornecimento de todas as principais tecnologias capacitadoras, incluindo os sensores e integração necessários para operações remotas e autônomas.
A Yara Birkeland reduzirá as emissões e melhorará a segurança nas estradas ao remover anualmente 40.000 viagens de caminhão em uma área densamente povoada da Noruega. A embarcação transportará fertilizantes da fábrica de Porsgrunn da Yara através de vias navegáveis interiores para os portos marítimos de Larvik e Brevik, uma jornada de 31 milhas náuticas.
A Kalmar fornecerá o sistema automatizado de carga e descarga da Yara Birkeland, bem como o transporte entre as instalações de produção de fertilizantes e o cais. O sistema será implementado em fases, com o nível de automação aumentando gradualmente ao longo do tempo.
O projeto envolve várias inovações para a Kalmar, incluindo o primeiro pórtico montada em trilho totalmente automatizada para o gerenciamento de carregamento, descarregamento e armazenamento de contêineres. Além disso, os AutoStrads FastCharge da Kalmar percorrerão as vias públicas no parque industrial de Porsgrunn, que também é usado pelo tráfego rodoviário normal.
Primeira cadeia de abastecimento totalmente digitalizada e eléctrica do mundo
O acordo consiste, essencialmente, na instalação de um terminal de conteineres dotado de processos de automatização no que toca ao transporte da carga entre a fábrica e o porto. Com este acordo, a Yara Birkeland não se torna apenas a primeira embarcação eléctrica e autónoma do mundo, torna-se a primeira cadeia de abastecimento totalmente digitalizada e eléctrica do mundo, com todas as operações, incluindo carga, descarga e navegação conduzidas de maneira totalmente autónoma, declarou Tove Andersen, membro da Yara.
Para que tudo isso se concretize, será disponibilizado o sistema Kalmar Automated Rail Mounted Gantry, vários Kalmar FastCharge AutoStrad, um estação de carregamento eléctrico FastCharge e os adjacentes sistemas de interligação comunicacionais e de segurança.
https://revistacargo.pt/%E2%96%BAyara-kalmar-terminal-autonomo-feeder/
Nenhum comentário:
Postar um comentário