Hoje é o último dia do ponto de escalção, o centro nervoso do porto
Depois de hoje é feito com , a lendária sala de engajamento dos estivadores de Antuérpia. De agora em diante, tudo será digital. O fim de uma era. "Eles querem destruir nossa espinha."
O distrito de Cadix, logo acima da Antuérpia Eilandje, está em plena transformação. De bairro portuario com armazéns e muita vaga para um bairro badalado com apartamentos , hospital e casa de repouso. Os cafés folclóricos castanhos estão sendo substituídos por bistrôs - com interior retrô . Os paralelepípedos soltos agora estão polidos.
Onde ficava a antiga doca dos estivadores, um prédio reluzente. Do outro lado da rua está o ponto de escalação, o lugar onde os estivadores se juntam para o seu turno. Mas esse último bastião também deve se tornar um prédio .
Acabará não haverá, mais conferentes , nem foreman chamando os estivadores necessários, nem mais homens com macacões laranja A digitalização assume o controle. Através de um aplicativo, eles serão agora engajados de seus celulares ou computadores . O fim de uma era. Mas a digitalização também oferece benefícios. Afinal, os estivadores também vivem no ano de 2018 e com um registro on-line .
A ideia de acabar com o pool ,KOT ou ponto de escalação e um primeiro passo no entender do especialista para acabar com a coletividade da profissão, esta sim sua espinha dorsal .
Uma pena é um lugar onde os estivadores gostam de se unir e compartilhar o seu amor e sofrimento , agora tudo tem que ser feito através de um iPad que às vezes não funciona , um relacionamento frio e distante .
Se busca enterrar o contato social e o enterrando abri se um caminho de individualidade que a pedra fundamental do livre mercado o capital , este momento e a realização de um sonho de anos dos especialistas.
A Verdade e triste apesar de todos os esforços , o bom e velho porto se foi! Para alguns e o começo do fim e para outros somos uma raça em extinção.
Nem todos os estivadores são s melhores amigos, mas há uma solidariedade especial dentro da beira do cais . No cais , suas vidas dependem literalmente um dos outros.
Você não encontra essa camaradagem em nenhum outro lugar. E é com um salario descente .
Todos os anos, alguns acidentes fatais ocorrem no porto. Em 2017 foi um , mas em 2015 foram quatro mortes.
Alem disso no ponto de escalação estão os representantes das empresas portuárias, do sindicato e do VDAB ( ogmo belga ). Se houver um problema, ele será imediatamente levantado e explicado .Duas semanas atrás, houve um acidente com straddle carrier ,e se averiguou defeitos na estabilidade . Por existir o pool, sabemos disso imediatamente. Ninguém quer trabalhar lá até que isso seja resolvido. Você não pode fazer algo assim on-line. Quem vai orientar esses jovens estivadores? "
No auge, milhares estivadores reuniam-se no Cadixstraat. Agora com a mecanização e a semi automatização ainda há dezenas . Três turnos já entraram na era digital no ano passado; a partir de amanhã também se juntara o turno da tarde.
Para os, estivadores o ponto de escalação é a pedra angular do trabalho no cais. Esta decisão foi imposta aos trabalhadores pelos políticos .
Eu mesmo que tive a honra em 2014 de poder adentrar no ponto de escalação dos estivadores do Porto de Antuérpia e ver meus colegas de trabalho belgas se engajando levantando o braço e pegando seu cartão de embarque .
Foi 10 , ainda ,mais que vários professores e especialistas portuários de Santos ,diziam que somente havia trabalho avulso nos porto brasileiros ,então imagina ha minha cara e as emoções que senti naquela dia .Sera que eu estava sonhando , não era real , pois me belisquei e doeu . Mas uma frase dita por um promotor publico vinha a cabeça " Santos e o ultimo lago do Cisne ".
https://www.demorgen.be/binnenland/antwerpse-dokwerkers-nemen-afscheid-van-t-kot-ze-willen-ons-hier-niet-meer-b05600bd/
Nenhum comentário:
Postar um comentário