23 de ago. de 2019

O enduro da Escalação Portuária

O enduro de regularidade dos estivadores e praticado nos pontos de escalação P1 e P3 no Porto de santos nas dependências do Ogmo Santos  onde tentam se engajar num off-road, por trilhas, estradas abandonadas e secundárias. num  percurso  cansativo e desrespeitoso ,numa  lingada a ser percorrido se senta, se  levanta passa e repassa  de corpo e alma pela catraca . desconhecendo  um horário ideal de  passar os crachá nos quiosques na parede .

O atrasado nesta prova  acarreta na perda de ganho dos estivadores . 

O segundo dia da nova modalidade de escalação foi de grande adrenalina adentrei ao ponto de escalação as 10 pras 18 horas e sai as 23:15 para entrar no navio as 01 da manha .

Fiquei ao relendo como um ser sem eira nem beira olhando pra tela sem onde sentar nem se ajeitar , parecia estar em um órgão publico ou mesmo no enferrujado poupa tempo,  esperando somente 10 segundos para se engajar que se transformou em  5 horas e 25 minutos . 

Quando o OGMO anunciou a implantação da escala on-line, afirmou a todos que a escala Presencial seria uma opção  ha mais e a parede permaneceria sem alteração, porém desde o primeiro  momento se percebeu que o que foi informado não passava de uma FAKE NEWS .
A parede  para a categoria  e parte de sua compreensão de classe .Não e somente o local onde se emprega e o momento de compartilhar suas historias sócias , culturais e profissionais .
O que viu e sentiu na pele  do  estivador foi o  OGMO  criando diversas dificuldades e problemas que de nada lembrava as aulas , os treinamentos específicos e nos  esclarecimentos aos trabalhadores. 

Assim não poderia  deixar a mostra uma imagem de estivadores do porto de santos cometendo o ato de greve no olhar de seu gestor portuário , ha outras imagens em navios RORO , parqueando dirigindo e apeando  e  num navio graneleiro  fazendo rechego ,sera que isto não ocorreu ou e a paixão que sega a razão .
E quando o Ogmo vai a justiça ,  alegando uma greve ilegal, pelo atendimento parcial das requisições dos estivadores , mesmo sendo o gestor portuário o incentivador deste problemas que levam aos operadores do porto de Santos a terem nestes dias reduzidos suas margens de lucros . O TRT da 2ª Região concedeu medida liminar para obrigar o atendimento de no mínimo 70% das requisições e garantir a realização das operações portuárias, sob pena de multa diária no valor de R$ 200 mil. O interessante e que ao pesquisar  na internet a movimentação do porto de santos , não se percebe este entendimento do gestor da mão de obra  portuária do porto de santos .Mas por outro lado , numa   face ,esta imposta pelo judiciário com a solicitação do empresariado portuário  , vem a contratação de mão de obra  .O jogo de xadrez esta em busca do cheque mate , o super lance .

*Enduro é uma modalidade de motociclismo, praticada em pistas majoritariamente de todo tipo de terreno, provas de regularidade, isto é, cada piloto deve cumprir o trajeto da prova num tempo previamente designado, sendo penalizados os pilotos conforme se desviem do tempo objectivo  tem uma extensão mínima de 200 km, sendo que a secção em asfalto será no máximo de 30% do percurso total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário