18 de ago. de 2019

Os TPAs de Santos e a escala digital


As ondas vem se  chocando na beira do cais  desde 1986 .

O  objetivo do  recursos humanos da beira do cais foi melhorar o cenário atual da condição de empregabilidade da mão de obra portuária avulsa  do porto de Santos tendo como  base a Convenção  da OIT 137,  ratificada pelo Brasil em 1994. mas juntamente  nesta lingada ,não vem as 26 diárias minimas nem a preferencia ,esta mudança tentada por um  sindicato em 1997  , mas nunca posta em pratica .A operação portuária é um complexo de tarefas inter-relacionadas de mãos de obras .  O trabalhador avulso é “aquele que,  presta serviço  a diversas empresas, sem vínculo empregatício, com a intermediação obrigatória do Ogmo  Lei nº 8.630 1993, ou do sindicato da categoria” (Decreto nº 3.048,  1999) Dentre as categorias do bloco,capatazia, conferentes,concertadores,guindasteiros e vigias   foram os primeiros a usarem o novo procedimento operacional de engajamento, a escala digital , o que se viu foram choques , guarda portuária e muita chiadeira dos trabalhadores portuários ,mas uma coisa continua igualzinha o ponto de escalação povoado .

Por sua historia a estiva e  intensa .
Em abril de 2001 um confronto entre estivadores e a Polícia Militar no final da tarde  transformou o porto de Santos , mas precisamente a avenida portuária ,em um campo de batalha. Pelo menos 60 estivadores foram detidos e oito ficaram feridos.
De um lado pedras e rojões e do outro  balas de borracha e usando bombas de gás.Tudo devido ha uma nova metodologia de escalação .
Cinco anos apos com a conversa de  investimento em eletrônica e computação, que permite acabar com distorções , implantou-se um novo sistema de escalação, em  4/5/2006, um funcionário do Ogmo com uma prancheta , foi isso a grande mudança tecnológica .
Ou no caso que ocorreu no  final de maio e incio de junho de 2012 o Ogmo  escalou estivadores cadastrados na frente dos registrados, na contra mão da Lei 9719-1998. E com garantia de dobra da jornada,  foi escalado eletronicamente pelo Ogmo, quinta-feira (31), às 19 horas, para um serviço até 1 da manhã. Em seguida, dobrou até às 7 horas de  sexta-feira (1º). E prolongou até às 13 horas. 
No mês de Agosto de 2019 soma-se mas um capitulo .
Na sexta-feira 16, pela manhã, os estivadores  protestaram na porta da Sopesp .Iniciou na parede do P3 e apos se concentraram na porta do sindicato  dela realizou-se uma marcha  pelas ruas do Paqueta até a sede do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), responsável pelo procedimento operacional aplicado pelo Ogmo santos.

Onde se deu a palavra aos companheiros .
"A Escala On Line do OGMO já chega retirando direitos como a função de fiscal e  Câmbio Livre ".

Para os gestores do Ogmo  a escala digital é um meio adicional, a escala presencial que é realizada hoje nos Postos de Escalação,  e não implica em nenhuma mudança às regras de escalação .E salienta que desde  1º de julho da treinamento e informação sobre a nova modalidade . 

A escala digital já engloba seis categorias de trabalhadores portuários avulsos (TPA), bloco, capatazia ,conferentes ,concertadores, guindasteiros , vigias e a  partir de segunda-feira (19), o Órgão Gestor da Mão de Obra (Ogmo) do Porto de Santos vai ampliar a escala digital de trabalho para os Estivadores . Todos os desenhos , na tela do computador ou na palma da mão , podem ser modernos , mas darão mobilidade .Ha muitas duvidas e elas proliferam ao ver a escala de outras categorias  como serão corrigidos os equívocos de escalação .

Mas com a palavra  os reais interessados  .

"Tu ta vendo  cara o bagulho e feito pra gerar confusão " P
" Na minha turma tudo mundo esta vindo na parede ninguém esta se escalando pelo celular " G 
"Como o Ogmo mesmo diz que e uma  escala opcional  . Que eu saiba, opcional não e obrigatória . E a turma  decidiu e tu pode ver aqui no P1 com seus olhos" M 
"Cara desde 2000 se eu não estiver enganado o Ogmo diz que vai tornar a escala melhor que vai acabar com as vantagens.E isso eu não vi acabar , so vivo da lingada e volto pra casa desempregado como agora e aposentado  trabalhando . Então nada mudou " C
"Eles estão de brincadeira olha o horário vou ter de acordar mas cedo  pra me engajar ta louco meu os cara estudam tanto pra isso ".H 
" Cara a minha turma se acerto vai vim todo mundo na parede , vamos ver como vai ficar na segunda , uma coisa e certa se eu toma prejuízo , vou buscar meus direitos " B 
" Este sistema vai somente gerar confusão cade o fiscal , o cambio livre ,brincadeira então eu não vou poder tirar meu cambio livre , ta de brincadeira este Ogmo ." F 
"E o fiscal de 80 como vai ser ,vão na caruda me tirar  da minha posição , não fui pedi nem puxei saco de ninguém estou no meu direito , esperei chegar no meu numero  , tu sabe como vai ficar ." R 
Uma coisa e certa a Incerteza .

Nenhum comentário:

Postar um comentário