A Europa abriga alguns dos portos mais movimentados e tecnologicamente avançados do mundo, o que levanta a questão: onde estão os portos mais movimentados da Europa?
Aqui analisamos os portos mais movimentados do norte da Europa.
Porto de Rotterdam, Holanda
Porto de Rotterdam, Holanda.
O porto de Rotterdam é o maior porto da Europa, com uma produção de 14,5 milhões de TEU.
É o 11º maior porto do mundo, superado nos 10 mais por Dubai.
Seu objetivo declarado é ser o "porto mais inteligente" do mundo, utilizando a IoT, inteligência artificial (AI) e tecnologia em nuvem. Assinou um acordo nesse sentido em janeiro de 2018 com a IBM.
Nos últimos anos, desenvolveu um padrão global para acessar informações náuticas e portuárias. Como parte disso, lançou o 'Pronto', uma plataforma para todas as partes interessadas acessarem e trocarem informações relacionadas a chamadas de porto.
O resultado é um corte de 20% no tempo de espera da embarcação. O Porto de Rotterdam e o BlockLab analisam o potencial da blockchain em um documento técnico exclusivo.
Em 2019 investiu 338,3 milhões de euros. Exemplos de investimento incluem a construção da Rota de Troca de Contêineres (CER) em Maasvlakte, o redirecionamento de uma seção da linha ferroviária portuária através do Theemsweg, de novas paredes de cais para o Terminal de Tanques Hartel, a transição e a digitalização de energia.
Porto de Antuérpia, Bélgica
Porto de Antuérpia, Bélgica.
O porto de Antuérpia é o segundo maior porto da Europa, depois de Rotterdam, e o 13º do mundo.
Ele está localizado no cruzamento dos três principais corredores ferroviários da Europa e está diretamente ligado à rede pan-europeia de transporte de barcaças, devido ao seu lugar no centro do delta de Scheldt-Maas-Rhine. Além disso, 60% dos centros de consumo europeus estão dentro do raio de 800 km do porto de Antuérpia. Possui o melhor centro de formação portuária OCHA.
Em 2018, o Porto de Antuérpia movimentou mais de 200 milhões de toneladas e 14.595 embarcações marítimas. No mesmo ano, o Porto recebeu o primeiro trem da Rota da Seda.
Porto de Hamburgo, Alemanha
Porto de Hamburgo, Alemanha.
O porto de Hamburgo é o maior porto da Alemanha, o terceiro porto de contêineres da Europa e um dos 20 maiores portos do mundo.
Carrega aproximadamente 8,7 milhões de TEU por ano e é extremamente importante para suprimentos nos mercados domésticos europeus. Possui um dos melhores centros de formação portuário da Europa o MA-CO.
O porto de Hamburgo atende aproximadamente 8.000 chamadas de navios por ano. Oferece quase 300 berços e um total de 43 quilômetros de cais. Mais de 2.300 trens de carga por semana e quatro terminais de contêineres de última geração.
A Autoridade Portuária de Hamburgo (HPA) estabeleceu como objetivo transformar o Porto de Hamburgo em um smartPORT nos próximos anos.
Porto de Bremen-Bremerhaven, Alemanha.
Porto de Bremen-Bremerhaven, Alemanha.
O porto de Bremen-Bremerhaven é o quarto porto de contêineres mais movimentado da Europa e é um dos 30 portos mais movimentados do mundo.
Operado pela Bremenports, está localizado no noroeste da Alemanha e movimentou 4,9 milhões de TEU em 2018.
O porto possui uma área operacional de 90 hectares e possui quatro terminais, 14 berços e comprimento de cais de 3,9 km.
O porto tornou-se recentemente uma das 80 empresas, organizações e políticos a assinar uma campanha para proibir o uso de óleo combustível pesado (HFO) no transporte marítimo do Ártico.
Portos de Felixstowe, Reino Unido.
Porto de Felixstowe, Reino Unido.
O porto de Felixstowe é o maior e mais movimentado porto de contêineres da Grã-Bretanha e um dos maiores da Europa.
Ele lida com mais de 4 milhões de TEU e recebe cerca de 3.000 navios por ano, oferece algumas das águas mais profundas próximas ao oceano aberto de qualquer porto europeu.
Propriedade e operada pela Hutchison Ports, a Felixstowe opera cerca de 17 linhas de transporte, fornecendo 33 serviços de e para mais de 700 portos ao redor do mundo.
A Felixstowe desempenha um papel crucial na manutenção do comércio no Reino Unido, juntamente com suas inigualáveis conexões ferroviárias e rodoviárias que o ligam a centros de distribuição em todo o país.
Está perto das principais rotas marítimas europeias e pode atender à mais recente frota de mega-embarcações.
https://www.porttechnology.org/news/top-5-ports-in-northern-europe/
Nenhum comentário:
Postar um comentário