28 de mai. de 2021

A vacinação nos portos Gaúchos

 Portuários que atuam no Porto de Porto Alegre, no Canal dos Navegantes (Delta do Jacuí), na Avenida Mauá nº 1050, iniciaram, na manhã desta sexta-feira 28 de maio, a vacinação contra a Covid-19. Começaram a ser imunizados os servidores lotados na capital, trabalhadores portuários avulsos, terceirizados e funcionários do Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO).

A aplicação da primeira dose da Oxford/AstraZeneca foram destinadas 269 doses para este grupo.



A vacinação começou às 08h e acontece na Unidade de Saúde Santa Marta, localizada na Rua Capitão Montanha, 27, 1º andar, no Centro Histórico. A aplicação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e pode ser realizada até às 17h. Para receber a dose é necessária a apresentação de um documento de identificação.

Importante destacar que os portuários que estiverem impedidos por questões de saúde, poderão tomar a vacina posteriormente, de acordo com a disponibilidade. Aqueles profissionais incluídos nesta primeira etapa, que não conseguiram receber a primeira dose, devem procurar, na semana que vem, o Centro de Saúde Modelo, conforme orientação da Secretaria Municipal de Saúde.

O porto de Porto Alegre e o primeiro da região Sul, o quinto porto do Brasil e o 95 do mundo.


A vacinação em Rio Grande inicia às 08h30 deste sábado dia 29 de maio. E para o setor da burocracia portuária, operadores portuários e os seus funcionários, assim como os funcionários públicos portuários, a maioria que trabalham em escritórios, serão os primeiros a ser vacinados.

 E dia 31 de maio, na segunda-feira começam a ser vacinados os trabalhadores portuários e se estenderá ao longo da semana ate 3 de junho para evitar a formação de filas e aglomerações. Será no formato drive-thru Pátio do Prédio Administrativo da Superintendência dos Portos, localizado na Av. Honório Bicalho, s/n, em frente ao Portão 4, das 8h30min até as 16h. De acordo com a superintendência do porto, o quantitativo aplicado na cidade deve se aproximar dos 100% para o grupo — estima-se que município tenha cerca de 4 mil portuários em atividade.

Uma lista de trabalhadores foi elaborada pelo porto para dar preferência aos trabalhadores do cais, que são avisados sobre quando devem comparecer para receber a vacina com 140 por período, das 09:00 as 12:00 . A imunização será estendida ao longo da semana para evitar filas e aglomerações.

No dia da vacinação será exigido ao trabalhador portuário os seguintes documentos:

- Documento com foto; Comprovação de vínculo empregatício, tais como carteira profissional, crachá, declaração ou outro documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador portuário;- Cartão SUS (preferencialmente)

Em Pelotas, 19 portuários já foram imunizados com doses remanescentes de outros grupos. Restam agora os trabalhadores da empresa operadora do porto, o que deve acontecer na próxima terça-feira, a partir das 09h.

Também foram entregues 15 doses para que os portuários localizados em Triunfo, na Região Metropolitana, possam ser vacinados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário