O conteineiro“X-PRESS PEARL” com bandeira de Cingapura pegou fogo na semana passada , a tripulação de 25 pessoas era composta por chineses, indianos, filipinos e russos. Esta ancorado a 9,5 milhas náuticas, cerca de 18 km próximo a Colombo, maior cidade do Sri Lanka.
A Força Aérea do Sri Lanka (SLAF) enviou um helicóptero Bell-212 que lançou 425 kg de pó químico seco no navio. E deixou em prontidão a Ala da Força Aérea Química, Biológica, Radiológica, Nuclear e Explosiva (CBRNE) para ajudar no manuseio dos materiais tóxicos da embarcação.
O incêndio a bordo do X-Press Pearl foi relatado pela primeira vez na quinta-feira, enquanto o navio aguardava a entrada no porto de Colombo em um ancoradouro offshore.
O navio transportava 1.486 contêineres, incluindo 25 toneladas de óxido nítrico e outros produtos químicos que carregou no porto de Hazira, na Índia, em 15 de maio. Investigações preliminares indicam que o incêndio começou devido a uma reação química da carga perigosa.
Todos os 25 membros da tripulação estão seguros ,mas dois tripulantes ficaram feridos e foram internados no hospital. Um rebocador da Marinha levou os tripulantes para terra, segundo comunicado do armador X-Press Feeders, na madrugada desta terça-feira, todos os tripulantes e 12 bombeiros desembarcaram do X-Press Pearl como medida de segurança.
Desde 26 de maio, o fogo se intensificou após grandes explosões no X-Press Pearl e os bombeiros lutam dia e noite para apagar as chamas. 5 rebocadores junto com um navio da Marinha do Sri Lanka ancorado nas proximidades têm trabalhado para apagar as chamas.
A Marinha disse que fortes ventos espalharam as chamas para o tombadilho do navio e agora a ponte do navio está em chamas.
“Fogo / fumaça ainda permanecem a bordo do navio, mas atualmente estão sob controle. Mais rebocadores de combate a incêndio foram implantados e eles continuarão a combater o incêndio. A equipe de salvamento com bombeiros e bombeiros já está a bordo da embarcação e está realizando a avaliação de riscos. Eles já tomaram medidas para impedir a propagação do fogo em outras áreas ”.
“O X-Press Feeders lamenta a situação atual que está além do nosso controle.”
De acordo com o comunicado anterior da empresa, o incidente teve início quando, em 20 de maio de 2021, um contêiner no convés da embarcação pegou fogo.
Com o impacto e força das chamas, vários contêineres acabaram caindo no mar.
Ameaça de derramamento de óleo do navio de carga em chamas de Colombo
No momento, a Marinha, a Guarda Costeira e outros departamentos do Governo do Sri Lanka estão trabalhando em conjunto para apagar o fogo e evitar derramamento de produtos químicos e óleo dos contêineres que flutuam ao redor do navio.
Rohitha Abeygunawardena, a Ministra dos Portos e Navegação do Sri Lanka, disse que estão trabalhando a todo vapor para extinguir o incêndio, que se acelerou devido à natureza química da carga e às condições climáticas. Eles traçaram um plano viável que causa o menor dano ao mar e ao meio ambiente marinho.
Os contêineres já começaram a chegar à costa . E as autoridades solicitam que a população não mexa nos conteineres ou cargas .
Os pescadores foram avisados para não se aventurarem perto do navio e ficarem longe da área, pois contém produtos químicos perigosos.
Há o temor de 100 toneladas de derramamento de óleo além do derramamento de produto químico da carga de óxido nítrico. Ao norte do local onde o navio está em chamas, encontra-se um população s de golfinhos, que provavelmente será afetado em caso de derramamento de óleo.
Dharshani Lahandapura, o presidente da Autoridade de Proteção do Meio Ambiente Marinho (MEPA), revelou que estão se preparando para um derramamento de óleo de Nível II e começaram a formar uma equipe de resposta especializada para lidar com isso.
O navio tem uma quantidade estimada de 300 toneladas de combustível. A estimativa do derramamento de óleo foi definida como 100 toneladas, mas pode rapidamente aumentar para derramamento de óleo Tier III.
A Marinha despachou dois navios de patrulha offshore, os navios da marinha do Sri Lanka (SLNS) Sagara, Sindurala, uma embarcação de ataque rápido e um rebocador da Autoridade Portuária do Sri Lanka (SLPA)para o local do incêndio.
E os navios Vaibhav, Vajra e Samudra Prehari pela Guarda Costeira Indiana e Tug Water Lilly , além de aeronaves Dornier para reconhecimento aéreo. A Holanda e a Bélgica enviaram especialistas para inspecionar o navio.
As chances de salvar o Boxship MV X-press Pearl ancorado ao largo de Colombo estão diminuindo na noite passada quando o fogo a bordo saiu do controle após uma explosão massiva.
A Autoridade estão discutindo três opções
O Diretor Geral do MEPA, Terney Pradeep, disse que o incêndio a bordo do navio estava fora de controle com a explosão e que borrifar água ou produtos químicos secos teve pouco efeito, pois o fogo estava dentro dos contêineres que transportavam ácido nítrico e outros produtos químicos.
As autoridades estão explorando as três opções: rebocar o navio para águas profundas, a fim de minimizar o impacto no Sri Lanka, rebocar o navio para terra ou permitir que o navio permaneça em sua posição atual.
“A melhor opção seria rebocar o navio do Sri Lanka, mas devido ao incêndio e ao enfraquecimento da estrutura do navio devido ao intenso calor, existe o risco do navio se partir. O mais fácil seria trazer o navio para mais perto da costa, mas isso é muito arriscado, pois o navio contém produtos químicos altamente inflamáveis que podem causar uma grande explosão e causar grandes danos. ”
Ele disse que na situação atual, a próxima opção seria deixar o navio onde está, mas conter o fogo é uma tarefa árdua, já que os fortes ventos devido às condições ciclônicas estão aumentando as chamas.
Os pacotes ou detritos contendo material tóxico que caíram ao mar podem chegar à costa em torno de Colombo ou Negombo.
Muitos contêineres contendo materiais químicos caíram no mar após a explosão , que fez com que o navio tombasse.
X-Press Pearl é um novo alimentador de 36.000 DWT entregue em fevereiro e operado pela X-Press Feeders. Ela está registrada em Cingapura e opera no serviço Straits Middle East da X-Press entre Qatar, Emirados Árabes Unidos, Índia, Sri Lanka, Malásia e Cingapura.
https://www.marineinsight.com/shipping-news/photos-oil-spill-threat-from-blazing-cargo-ship-off-colombo/
https://www.marinelink.com/news/salvors-remove-diesel-fuel-capsized-487773
http://www.dailynews.lk/2021/05/26/local/250160/options-run-out-mv-x-press-pearl
Nenhum comentário:
Postar um comentário