12 de ago. de 2023

ITF Conferência Regional da América Latina e Caribe

  Em Cancun no México,  ocorreu a Conferência Regional para América Latina e Caribe da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte ITF. Participaram representantes de todos os sindicatos da região que compõem os setores da pesca, navegação interior, marítimo e portuário. Na região tem quase 900.000 trabalhadores. Com representantes do Brasil, Argentina, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Antígua, Barbuda, Dominica, Jamaica, Santa Lúcia.

Os trabalhadores, comprometidos em aproveitar a virada política de esquerda na região para buscar uma agenda progressista com dignidade social.

Nos últimos anos, houve várias vitórias da esquerda na região, incluindo a eleição de Lula da Silva como presidente do Brasil e Gustavo Petro como presidente da Colômbia em 2022. Às seis maiores economias da região atualmente têm governos progressistas.

“Essas vitórias representam uma rejeição às políticas neoliberais que dominaram a região por décadas e um sinal de apoio crescente à justiça social e à igualdade econômica”, Paddy Crumlin, presidente da ITF. “Temos a oportunidade de consolidar as vitórias contra a direita e construir um movimento trabalhista mais forte em toda a região que exija e fortaleça os direitos dos trabalhadores.”

'A medida que os governos da região adotam ideologias progressistas, a ITF reconhece a oportunidade única de colaborar com formuladores de políticas e empregadores para promover mudanças positivas, construir infraestrutura de transporte sustentável e fortalecer os direitos trabalhistas, garantindo a liberdade de associação, negociação coletiva, o direito a greve e proteção contra a exploração.

Sindicalistas representando 90 entidades de 26 países da América Latina e do Caribe debateram e endossaram planos para construir maiores níveis de cooperação entre os sindicatos e estabelecer estratégias regionais e sub-regionais para forjar parcerias estratégicas, facilitar o diálogo e promover uma cooperação mais forte entre partes interessadas em todo o setor de transporte.

O secretário-geral da ITF, Cotton, convidou os delegados a trabalharem juntos para manter e alavancar o impulso político para melhorar a vida dos trabalhadores do transporte e construir um sistema de transporte mais sustentável e equitativo.

“Não podemos deixar passar esta oportunidade”, “Ao colaborar com governos progressistas, aliados e empregadores responsáveis, podemos construir um futuro onde os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e o setor de transportes sirva como um pilar da responsabilidade ambiental e social”.

“A ITF está 100%, empenhada em desempenhar nosso papel, mas devemos ser ousados, ambiciosos e focados no que queremos alcançar. Esta região pode ser um exemplo positivo para regiões ao redor do mundo sobre como podem ser os sistemas de transporte social, econômica e ambientalmente sustentáveis.”

Pablo Moyano, vice-presidente regional da ITF América Latina e Caribe, "Esta semana vimos o compromisso dos sindicatos da América Latina e do Caribe para trazer mudanças reais. Há uma luta no mundo contra a ascensão dos extremistas de direita e como os trabalhadores devem ser defendidos mais do que nunca. Há eleições na Argentina no domingo, e estamos em campanha para garantir que a direita não vença porque eles disseram durante a campanha que se vencerem a primeira coisa que farão é abolir os acordos coletivos de trabalho.Os sindicatos da região devem empreender a luta contra a direita que quer tirar os direitos dos trabalhadores, como fizeram com alguns de nossos países irmãos”.

 


Edgar Diaz, secretário regional da ITF América Latina e Caribe, “Devemos coordenar, colaborar e usar o ímpeto desta conferência histórica para avançar ainda mais os direitos dos trabalhadores em toda a região. Em nome da ITF, agradeço a todos os delegados por seu compromisso de enfrentar coletivamente os desafios que enfrentamos, porque unidos barganhamos e divididos imploramos.”

Os trabalhadores portuários se reuniram para discutir o andamento das ações da ITF voltadas para o setor na América Latina e Caribe.

Os estivadores da América Latina estão enfrentando ataques a seus direitos devido a grandes armadores internacionais, regulamentações governamentais deficientes e o loby precarizante dos profissionais liberais do judiciário.

Nossa solução? Treinar estivadores no poder de negociação coletiva e organização para conquistar padrões decentes em todos os portos e cobrara aos profissionais liberais o respeito a cada categoria profissional.

Discutindo o relatório da conferência regional para os estivadores: Na Argentina, há uma forte concentração de multinacionais. Essa é a nossa tarefa mais difícil e exigente. No Brasil e doutrinas empresariais sendo defendidas pelo judiciário. Em El Salvador a ameaça de perda de empregos devido às medidas tomadas pela Comissão Executiva Portuária Autônoma (CEPA), com base nas manobras do Congresso, extinguindo a Autoridade Marítima Portuária e transferindo o responsabilidade à Força Militar e pressionando os trabalhadores portuários a capacitar os militares para o desempenho de funções de estiva.

O encontro é parte do trabalho regular de preparação para a conferência global das seções de Portuários e Marítimos que será realizada entre os dias 4 e 8 de dezembro em Santiago, no Chile.

O evento e para alinhar estratégias em defesa da cabotagem de seus países e combater as bandeiras de conveniência, bem como fazer frente à atuação verticalizada e precarizante aos estivadores por parte de empresas multinacionais do setor portuário.

https://www.itfglobal.org/en/news/itf-left-wing-swing-in-latin-america-and-caribbean-presents-opportunity-strengthen-workers

https://www.rieles.com/front/mexico-itf-la-izquierda-en-america-latina-y-el-caribe-presenta-una-oportunidad-para-fortalecer-los-derechos-de-los-trabajadores-y-transformar-el-transporte/

https://laverdadnoticias.com/quintanaroo/Cancun-sede-de-la-convencion-internacional-de-la-ITF-20230810-0221.html

https://www.infoban.com.ar/11/08/2023/itf-la-izquierda-en-america-latina-y-el-caribe-presenta-una-oportunidad-para-fortalecer-los-derechos-de-los-trabajadores-y-transformar-el-transporte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário