14 de set. de 2023

Estivadores beneficiados com cursos de formação em Valência.

 Cerca de 250 estivadores terão acesso a formação  na Valência CPE

O Centro de Emprego Portuário de Valência oferecera vários cursos de formação, até ao final do ano, que envolverão mais de 250 estivadores. Estas iniciativas de formação visam melhorar as aptidões e competências dos trabalhadores em diferentes funções. Os cursos terão foco em perfis variados, como operadores de caminhão guindaste, mafi, empilhadeira, RTG e porteiner, além de inglês, primeiros socorros e segurança viária.

O plano de formação do último trimestre do ano está previsto para começar no dia 18 de setembro e terminará no dia 15 de dezembro. A formação abrangerá também encarregados e pessoal administrativo em áreas essenciais como primeiros socorros. Desta forma, fortalece as capacidades dos trabalhadores num ambiente portuário que exige aptidões e competências técnicas atualizadas.

Uma característica notável de alguns destes cursos é que incluem sessões prévias nos dois simuladores disponíveis no Centro de Emprego Portuário de Valência. Estes simuladores foram desenhados e construídos pelo Laboratório de Simulação e Modelação (LSyM) da Universidade de Valência, sendo uma inovação pioneira na Espanha. O investimento social  por estivador dos cursos de especialização, como operador de porteiner ou mafi, ascende a 22 mil e 8 mil euros, respectivamente.

 


Uma das principais responsabilidades da CPEV é a melhoria constante das competências e qualificações dos profissionais envolvidos na operação portuária. Por esta razão, a direção do Centro Portuário tem investido esforços consideráveis para garantir que os trabalhadores adquiram e atualizem os conhecimentos necessários ao desempenho eficaz das suas funções nas diversas especialidades da estiva. Esta formação está sempre alinhada com as necessidades manifestadas pelos operadores portuários.

A Coordinadora Valência, sindicato dos estivadores a formação e resultado de negociações e esforços contínuos.

Estas iniciativas visam não só incorporar novos trabalhadores ao CPE e revitalizar a força de trabalho atual, mas também proporcionar uma atualização de conhecimentos essenciais para o estivador realizar o trabalho enfrentando solidamente os desafios e as novas exigências de um setor altamente competitivo, como é o setor portuário.

 

Mas acima de tudo esta formação, contribui para o crescimento e desenvolvimento da comunidade portuária valenciana.

https://www.elestrechodigital.com/2023/09/05/unos-250-estibadores-se-beneficiaran-de-los-cursos-de-formacion-del-cpe-de-valencia/

https://www.diarioelcanal.com/cpe-valencia-formacion-estibadores/

https://www.coordinadora.org/web/2023/09/07/el-comite-de-empresa-del-cpe-de-valencia-impulsa-una-formacion-de-vanguardia-para-sus-estibadores/

Nenhum comentário:

Postar um comentário