25 de jun. de 2009

Tiete Parana Sp

O sistema hidroviário Tietê-Paraná possui 2.400 quilômetros de vias navegáveis, de Piracicaba e Conchas, até Goiás e Minas Gerais, e Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai .
Liga cinco dos maiores estados produtores de soja do país e é considerada a hidrovia do mercosul.
Em seu trecho paulista, a hidrovia Tietê-Paraná possui 800 quilômetros de vias navegáveis, dez reservatórios, dez barragens, vinte e tres pontes, dezenove estaleiros e trinta terminais intermodais de cargas com uma frota de 48 empurradores e 156 barcaças.
Cortando 32 municipios no Estado
Em 2007, movimentou a 1,3 bilhões de TKU’s, contra 922 milhões em 2006
O açúcar movimentou 88,4 mil de toneladas. A primeira empresa a optar pela hidrovia para o transporte de açúcar foi a Usina São Francisco, de Quirinópolis (GO), com previsão para transportar 120 mil toneladas de açúcar do interior de Goiás até Anhembi (SP).
O milho maior carga transportada pulou de 172 mil toneladas em 2006 para 801 mil toneladas em 2007.
O maior volume de carga transportada pela hidrovia no ano de 2006 foi o de areia, com 1.230.337 toneladas.
As principais cargas movimentadas são Areia , milho , Açucar , trigo , soja , álcool , Calcario , Arroz , Farelo de soja , Cascalho , Oleo Diesel , Oleo vegetal, Cana , Sogro ,Pneus , Xarope de Cana ,Adubo , mandioca ,Carne , madeira e Carvão.

Com a previsão das obras de ampliação dos vãos de navegação das pontes da rodovia SP-333 (Pongaí e Novo Horizonte) e SP-425 (Barbosa e José Bonifácio).
E com o projeto, pode ganhar mais 200 quilômetros de extensão com a implantação de cinco barragens com eclusas ira chegar ao municipio de Salto, a 90 quilômetros de São Paulo, podendo num futuro proximo cortar a capital indo ate a represa Billings . O que provocaria a duplicação dafrota atual de barcaças, rebocadores e empurradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário