26 de ago. de 2009

Profissões portuarias B



Apeação de conteiner



Apeação com Corrente




Forração de papel





trabalhador de bloco



a função é a conservação e manutenção das embarcações que atracam no porto.



Constitui-se na atividade de limpeza e conservação de embarcações mercantes e de seus tanques, incluindo batimento de ferrugem, pintura, reparos de pequena monta e serviços correlatos.




Na legislação anterior o serviço de bloco era enquadrado como atividade de apoio à navegação. Os serviços eram desenvolvidos pelas “empreiteiras de bloco”


(além de utilizar seus empregados, podiam prestar serviços utilizando-se de trabalhadores avulsos), que realizavam trabalhos relacionados à limpeza e conservação de tanques,


batimento de ferrugem, pinturas e reparos de pequena monta .



Originariamente, o serviço de bloco surgiu para atender à demanda de emprego de marítimos, atingidos pela crise na indústria da navegação mercante.



Como realizavam trabalhos em locais em que se sujavam muito (tanques de óleo), foram apelidados pelos trabalhadores portuários como “bloco dos sujos”


(uma referência aos antigos blocos do carnaval).




Assim surgiu a denominação “bloco” para essa atividade.



Os trabalhadores de bloco realizam, também a peação (amarração) e desapeação das cargas, sendo que o trabalho de apeação , fixação de macacos , varões , correntes , estensores fitas têxteis e a segregação de carga com redes e papel no caso da forração dos navios no embarque de açúcar e feita em conjunto com os estivadores.



São escalados em rodízio numérico .

Nenhum comentário:

Postar um comentário