30 de set. de 2009

Do desenvolvimento ao treinamento portuario I

ATUAIS IMPLICAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO PORTUÁRIO AO TREINAMENTO PORTUÁRIO NA AMÉRICA LATINA
por Carlos M. Gallegos p II

7. a tendência é continuar sendo reforçado nos países que começaram anos trás, com revisões de contrato e novas negociações, permitiu aos governos mais conhecimento do negócio na indústria portuária.
8. A globalização mudou os padrões dos testes de produção, novas rotas de comércio ,
distâncias reduzidas, comunicações intensificadas permitindo um aumento
na troca dos bens, serviços, recursos humanos e tecnologia.

Mais de 90 por cento do comércio latino-americano é feito pelo transporte marítimo,os portos estão respondendo positivamente, as reformas e ao processo de modernização exigida
São as engrenagens decisivas para contribuir à concorrência de um país na expansão da exportação, e para a racionalização de suas importações.
Uma necessidade crescente para gerentes treinados, instrutores, técnicos e trabalhadores cumprirem com impulso a desenvolver uma estratégia da eficiência, concorrência e da troca marítima e portuária.
O treinamento permitirá que os trabalhadores profissionais se ajustem às novas tecnologias que surgem na indústria ,melhorará e realçara sua compreensão dos diferentes elementos que dão forma ao ambiente competidor que e a globalização.

9. A segurança portuária é um dos interesses mais enfrentados pela indústria portuária no mundo. Os padrões do código dos ISPS são executados globalalmente.
Os portos latino-americanos responderam a expectativa dessa demanda certificando seus principais portos, adotando medidas e adquirindo equipamentos .
Foram investidos ,algo entorno de 2 a 15 milhões de dólares nos principal portos.
Obviamente nós apenas alcançamos a parte superior “do iceberg da segurança”, e mais vira.
A segurança e a protecção ambiental são parte do processo da estandardização do futuro da indústria portuária.
Esta busca na estandardização da segurança trouxe uma classe emergente de peritos na segurança portuária, sendo as ferramentas exigidas pelas instituições para ajudar os portos.

10. América Latina é inserida num processo de expansão do mercado com a liberalização do comércio.
MercosuL, comunidade andina, da América Central e o mercado do Cararibe se confundem com a Área de livre comércio norte americano ,num esforço em estabelecer a área de livre comércio das Americas, para isso os países estão estabelecendo acordos de comércio bilaterais e multilaterais.
O sucesso significa a formação de um grande mercado livre com
cerca de bilhões de consumidores.

O potencial para o aumento do comércio é tremenda que a indústria portuária não deve parar em superar suas deficiências.
Assim, a perícia portuária tem o compromisso de permitir e facilitar a mobilidade laboral satisfazendo a demanda crescente por peritos na indústria portuária.
Como na maioria da América Latina, a instrução dos recursos humanos é um produto de susto,
e treinar na indústria portuária não é uma isenção.
Previamente, era pelo domínio das instituições navais das forças armadas, e as agências governamentais ofereceram programas de formação limitados ,esporàdicos e costurados por uma ocasião especial. Além disso, poucas orgaõs entendiam do negócio.

Conseqüentemente, coma falta de capital para investimento, não qualificavam os trabalhadorese as práticas obsoletas de tecnologia a abundância, o empirismo, a prática simples, e o treinamento no trabalho foram as maneiras mais comuns de aprender, experimentar e executar nesta indústria.
12. Felizmente, os investimentos em recursos humanos estão ganhando terreno e deixando de ser uma mera despesa.
Os vários elementos implicado nesta importante mudança são :
Os efeitos da globalização, da estandardização e das integrações. A emergência do governo ,organizações internacionais não governamentais e agências que especializam-se em casos portuários e marítimos, e as mudanças estruturais recentes na indústria e na crescente participação do sector privado. o OMI, ILO, a UNCTAD, CIP/OAS, COCATRAM, ECLAC, PODE, AAPA, ATAS, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário