25 de set. de 2009

Trabalho Portuario Europeu I

18o .ppt
COMPETÊNCIAS DO PORTO DE ROTTERDAM
Por Frans Veringa

O sistema de perfis de competência nos Países Baixos
Como na maioria dos países, o sistema de instrução nos Países Baixos e complexo é organizado.
É impossível explicar o sistema de instrução holandês, particular para a formação, apenas em algumas páginas.
Desde os anos 80 não há nenhum contrato de emprego coletivo para os portos holandeses.
Os contratos de emprego são individuais para cada companhia.
Conseqüentemente não há nenhum sistema geral em nome do mercado de trabalho.
As companhias individuais estão empregando perfis de competência diferentes definidos a seus funcionários. De qualquer modo há um sistema nacional que descreve os perfis e as competências mas é usado somente para desenvolver os cursos subvencionados pelo estado na formação .

As companhias que mantêm acordos com uma faculdade na formação vocacional procuram a ligação entre suas competências e os perfis no local.
Ao elaborar o currículo a faculdade uni a necessidade do mercado e aplicam nas companhias. Com a ajuda de um corpo nacional (um para cada setor, 24 no total) os parceiro sociais estabelecem a competência do perfil.
Com base em um ou vários perfis e na consulta com os representantes da instrução vocacional é elaborada uma qualificação profissional .

Um perfil descreve na prática as competências exigidas de um profissional treinado e experiente. Em uma qualificação profissional, uma descrição é dada a um estudante (empregado futuro) deve possuir para terminar sua formação.

A qualificação profissional ,classifica e determinada o nível, entre os níveis 2 e 4. o nível 2 é formação l básica e o nível 4 é formação de gerência média.
A qualificação profissional é detalhada em documentações.
As documentações são usadasem todo o país e formuladas em termos aceitaveis. as escolas que oferecem a formação podem desenvolver seu currículo com base na documentação e em colaboração com a comunidade empresarial da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário